Notícias

Salesianos implementam atividades de verão para refugiados da Ucrânia

Crianças e jovens participam de diferentes iniciativas no mundo todo

Escrito por Letícia Dias

15 JUL 2022 - 16H25 (Atualizada em 04 AGO 2022 - 15H02)

Reprodução/ infoans

Leia MaisPadre brasileiro evangeliza em meio à guerra na UcrâniaPapa Francisco pede para o mundo não esquecer guerra na UcrâniaCom a situação de guerra na Ucrânia, diversas pessoas estão refugiadas, inclusive jovens e crianças, as quais demandam uma atenção e cuidado ainda maior.

A partir disso, a Congregação Salesiana teve a iniciativa de criar um momento de descontração e diversão para esses refugiados, que estão em diferentes países.

"Toda criança tem o direito de desfrutar da infância. É dever dos adultos que as acompanham satisfazer esta necessidade. As crianças vítimas da guerra precisam de uma atenção ainda maior de nossa parte: atividades que as envolvam de coração e alma ajudam a lidar com o trauma de terem visto suas famílias destroçadas, testemunhado violência e destruição ou de terem sido arrancadas de seus lares", diz o Pe. George Menamparampil, Coordenador da Resposta Salesiana à Emergência Ucraniana, para ANS (agência de notícias salesiana).

Reprodução/ infoans
Reprodução/ infoans
Ação na República Checa


Dentre as iniciativas estão:

  • Kiev – acampamento de verão “Estate Ragazzi”;
  • Jitomir – 150 crianças, adolescentes e jovens participam de acampamento de verão salesiano;
  • Eslováquia – oito adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, viajam por dez dias em Malta, além de aulas de inglês;
  • República Tcheca - crianças, adolescentes e jovens participam de atividades de lazer oferecidas pelos acampamentos de férias, além de aulas de língua tcheca.
Reprodução/ infoans
Reprodução/ infoans
Ação em Malta


Vale lembrar que esta não é a única congregação religiosa a ter ações com os refugiados. Desde o início da guerra na Ucrânia diversas congregações religiosas, organizações e movimentos da Igreja têm realizado ações para acolher refugiados da guerra.

Em julho, o Papa Francisco interrompeu a ”pausa de verão" para participar de uma audiência com três congregações religiosas, em Roma. Durante o seu discurso recordou a dor e o martírio da pátria ucraniana. Pediu ainda que a Igreja não se habitue a guerra. "Faço votos de que o Senhor tenha compaixão e esteja próximo com o dom da paz."

Veja outras iniciativas das congregações:

Leia MaisPadre brasileiro evangeliza em meio à guerra na UcrâniaPapa Francisco pede para o mundo não esquecer guerra na UcrâniaPapa Francisco reza oração global por paz na Ucrânia e no mundo

Redentoristas

Os Missionários e Irmãs Redentoristas que estão na Ucrânia realizam um trabalho para acolher os refugiados e foragidos da guerra.

Entre os refugiados estão crianças e idosos, dos quais muitos se abrigam num Convento Redentorista localizado na região Nordeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Bielorrússia.

Basilianos

Os padres basilianos de São Josafá disponibilizaram suas instalações para acolher pessoas em situação de refúgio, primeiro na capital Kiev e depois na região de Donbass.

Já no oeste da Ucrânia, em Briukhovychi, subúrbio de Lviv, a Ordem Basiliana possui um convento, considerado o maior da Igreja Greco-Católica ucraniana e um seminário, onde atualmente vivem e estudam cerca de 50 religiosos.

Caritas

A Caritas-Spes, órgão da Igreja greco-católica ucraniana, produziu um relatório, no início deste ano, sobre o que os centros, estruturas e paróquias do país estão fazendo pelas pessoas afetadas pela guerra.

Cerca 64.607 pessoas receberam abrigo e alojamento e 219.719 pessoas receberam alimentos e gêneros de primeira necessidade. Foram distribuídas 17.320 confecções de alimentos, até o mês de março.

Assista ao Aparecida Debate sobre o tema dos refugiados:


Fonte: com informações do Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...