Notícias

Manaus vai receber a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional

O encontro vai reunir Seminaristas, Reitores, Formadores e Juventude Missionária de 05 a 17 de janeiro

Escrito por Lais Silva

19 JUL 2022 - 11H15 (Atualizada em 03 JAN 2023 - 12H44)

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), divulgaram durante o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que seria realizada a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas, Reitores, Formadores e da Juventude MissionáriaLeia MaisSeminaristas trazem oração como fonte do discernimento durante encontro vocacional4º Congresso Missionário Nacional acolhe seminaristas de todo o BrasilComo são as férias de seminaristas e religiosos?

O evento acontece de 5 a 17 de janeiro de 2023, e vai trabalhar o tema central “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo”, e o lema “Cristo aponta para a Amazônia”. A escolha do lugar que acontecerá a experiência missionária levou em consideração a atenção que a Igreja vem dedicando à realidade amazônica. Além disso, contará com a participação de 300 pessoas das 19 regionais em que se divide a Igreja no Brasil.

A acolhida dos participantes da experiência missionária vai acontecer na Arquidiocese de Manaus, com possibilidade de ser acolhida também nas dioceses vizinhas. Na carta endereçada ao Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus escreve:

“Confirmo a disponibilidade da realização da experiência missionária em nossa Arquidiocese. Teremos a possibilidade de realizar a experiência nas comunidades ribeirinhas, mas também na periferia. Criaremos uma equipe para acompanhar a organização e o processo com a Pontifícias Obras. Nossa Senhora da Conceição nos acompanhe e proteja”.

No documento de anúncio do evento, assinado pelo pe. Maurício da Silva Jardim, Diretor das POM, pe. Jerônimo Batista de Araújo, presidente da OSIB Nacional e o coordenador nacional das COMISEs, seminarista Ítalo Dalton Alves de Lima, eles reafirmam que nos últimos tempos, a sinodalidade está se tornando uma característica marcante na caminha da Igreja.

“Estamos convictos de que precisamos fortalecer ainda mais esta realidade também no âmbito de nossas atividades referentes à formação, articulação e atuação dos organismos da Igreja no Brasil. A experiência missionária será uma ótima oportunidade para avançar nesse campo”.

Servir a Igreja

O reitor do Seminário São José de Manaus, padre Zenildo Lima, explicou que iniciativas como essa, de caráter missionário, são importantes para que de fato constituam oportunidades para que o formando assimile que a sua identidade, mesmo enquanto presbítero diocesano, mesmo enquanto incardinado em um Igreja local, seja de um homem servidor da Igreja, servidor da missão, que tenha como horizonte o Reino de Deus”.

O padre recordou ainda a Conferência de Aparecida, destacando que “a missão se torna paradigma para a formação presbiteral”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...