Notícias

Manuscrito do padre Vieira é encontrado após mais de 300 anos

Este é um trabalho que se difere dos famosos sermões do padre, é um tratado político-filosófico

Escrito por Lais Silva

01 JUN 2022 - 14H28 (Atualizada em 01 JUN 2022 - 15H18)

Universidade de Lisboa

O manuscrito original de Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), do padre Antônio Vieira, falecido em 1697, foi encontrado por pesquisadores portugueses e apresentado em Lisboa, Portugal. O manuscrito estava perdido há mais de 300 anos.

A descoberta foi feita por dois pesquisadores portugueses. Ana Travassos Valdez, especialista em literatura apocalíptica e pesquisadora principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, descobriu o manuscrito em 2019, quando teve acesso ao arquivo da Universidade Gregoriana. Arnaldo Espírito Santo é professor emérito da Faculdade de Letras e responsável por uma edição crítica do livro III da Clavis.

Acabou o mito de que o original não existe. O trabalho para se desvendar os segredos da Clavis Prophetarum só agora começou”, disse a pesquisadora portuguesa Ana Travassos Valdez, em entrevista para um jornal português.

O padre Nuno da Silva Gonçalves, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, disse em entrevista que esse manuscrito é muito importante para a igreja.

“Estou certo de que apresentar em 2022 este manuscrito de Antônio Vieira é motivo de satisfação para todos nós: pelo valor do manuscrito em si mesmo e porque o seu autor, Vieira, é uma figura luso-brasileira por excelência; uma figura capaz de continuar a juntar as duas margens do Atlântico”.

Universidade de Lisboa / Reprodução
Universidade de Lisboa / Reprodução
Universidade de Lisboa / Reprodução


Clavis Prophetarum

O manuscrito foi escrito em latim e trabalhado por quase quatro décadas pelo padre Vieira. Ele iniciou a escrita na Europa e terminou no Brasil. Em seus últimos anos, já com a saúde debilitada e cego, ditou alguns trechos do texto e morreu sem termina-lo.

O livro era conhecido por cópias e traduções que circulavam de formas dispersas, mas com a publicação da versão completa, os pesquisadores esperam o aumento do interesse por pesquisa da obra do padre Antônio Vieira.

“Vamos ver as surpresas que saem de lá de dentro. É uma caixa de Pandora, disse a pesquisadora Ana Travassos.

Padre Antônio Vieira

Antônio Vieira nasceu em 1608, em Lisboa, partiu com a família para o Brasil aos seis anos de idade. Estudou no Colégio dos Jesuítas de Salvador e ali despertou sua vocação religiosa. Estudou línguas, filosofia, teologia, retórica e dialética.

Como religioso jesuíta, foi missionário, sacerdote, catequista e diplomata, se destacando por denunciar da desumanidade com que os colonos tratavam indígenas e também contra escravos na sua época.

Em 1641, retornou para Lisboa, em um momento de restauração do reinado de Portugal, após décadas de subordinação ao trono espanhol.

Dom João IV, o primeiro monarca da casa de Bragança, foi conquistado pelas pregações de padre Vieira. O jesuíta se tornou conselheiro de dom João IV, mediador e representante de Portugal em relações econômicas e políticas na França, Holanda e Itália.

Voltou para o Brasil em 1653 e por dominar idiomas indígenas, se dedicou à catequese dos índios no Pará e no Maranhão, além de lutar contra os colonos que desejavam escravizar os índios. Em consequência disso, os jesuítas foram expulsos do Maranhão em 1661, retornando a Lisboa.

Padre Antônio Vieira retornou ao Brasil em 1681, e se dedicou a ordenar seus sermões para transformá-los em livros, deixando mais de 200 sermões e 700 cartas. Morreu em Salvador (BA), em 18 de julho de 1697, aos 89 anos.

Fonte: Acidigital, Aleteia,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...