A Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na sede da entidade, em Brasília (DF), durante esta semana. O foco do trabalho do grupo foi a revisão das Missas da Bem-Aventurada Virgem Maria. Membros da Comissão também participaram, na quinta-feira (22), do lançamento dos textos litúrgicos para o Jubileu 2025.
Dom Hernaldo Farias, bispo de Bonfim (BA) e presidente da Cetel falou da revisão dos textos referentes às missas em honra à Bem-aventurada Virgem Maria. “Estamos fazendo uma revisão do material deixado por dom Geraldo Lyrio, que já havia feito um primeiro trabalho”, contou, recordando a contribuição deixada pelo arcebispo emérito de Mariana (MG), falecido em julho de 2023.
A revisão da terceira edição típica do Missal Romano também é realizada pelo grupo. Dom Hernaldo contou que o livro litúrgico terá uma nova tiragem com ajustes gramaticais e de diagramação.
Outro ponto abordado na reunião da Cetel é a revisão e atualização do Lecionário, que contém as leituras proclamadas durante as celebrações eucarísticas. Essa revisão compreende a adaptação ao Acordo Ortográfico entre países de Língua Portuguesa e é realizada por uma equipe coordenada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza.

Jubileu da Esperança
Na quinta-feira (22) foi lançada a publicação oficial com os Textos Litúrgicos para o Jubileu da Esperança 2025. Após a publicação pela Santa Sé, a Cetel fez a tradução do material para o português do Brasil e a editora Edições CNBB preparou a versão.
Os textos servem para três ocasiões durante o Jubileu: a celebração de abertura do Jubileu, a celebração de fechamento do Ano Jubilar e os textos para serem usados nas peregrinações aos lugares determinados por cada Igreja particular.
“O ano jubilar vai ser aberto no dia 24 de dezembro em Roma, quando o Papa vai abrir a porta Santa no Vaticano. Aqui nós abriremos o ano jubilar no dia 29 de dezembro na Festa da Sagrada Família e todas as dioceses são chamadas a Celebrar com os ritos já previstos”, disse Dom Hernaldo.
Veja as principais mudanças no novo Missal Romano
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.