A Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na sede da entidade, em Brasília (DF), durante esta semana. O foco do trabalho do grupo foi a revisão das Missas da Bem-Aventurada Virgem Maria. Membros da Comissão também participaram, na quinta-feira (22), do lançamento dos textos litúrgicos para o Jubileu 2025.
Dom Hernaldo Farias, bispo de Bonfim (BA) e presidente da Cetel falou da revisão dos textos referentes às missas em honra à Bem-aventurada Virgem Maria. “Estamos fazendo uma revisão do material deixado por dom Geraldo Lyrio, que já havia feito um primeiro trabalho”, contou, recordando a contribuição deixada pelo arcebispo emérito de Mariana (MG), falecido em julho de 2023.
A revisão da terceira edição típica do Missal Romano também é realizada pelo grupo. Dom Hernaldo contou que o livro litúrgico terá uma nova tiragem com ajustes gramaticais e de diagramação.
Outro ponto abordado na reunião da Cetel é a revisão e atualização do Lecionário, que contém as leituras proclamadas durante as celebrações eucarísticas. Essa revisão compreende a adaptação ao Acordo Ortográfico entre países de Língua Portuguesa e é realizada por uma equipe coordenada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza.

Jubileu da Esperança
Na quinta-feira (22) foi lançada a publicação oficial com os Textos Litúrgicos para o Jubileu da Esperança 2025. Após a publicação pela Santa Sé, a Cetel fez a tradução do material para o português do Brasil e a editora Edições CNBB preparou a versão.
Os textos servem para três ocasiões durante o Jubileu: a celebração de abertura do Jubileu, a celebração de fechamento do Ano Jubilar e os textos para serem usados nas peregrinações aos lugares determinados por cada Igreja particular.
“O ano jubilar vai ser aberto no dia 24 de dezembro em Roma, quando o Papa vai abrir a porta Santa no Vaticano. Aqui nós abriremos o ano jubilar no dia 29 de dezembro na Festa da Sagrada Família e todas as dioceses são chamadas a Celebrar com os ritos já previstos”, disse Dom Hernaldo.
Veja as principais mudanças no novo Missal Romano
Fonte: CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.