O Santuário Nacional de Aparecida recebeu, nesta manhã, dia da memória litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, representantes de TVS Latino-Americanas e Caribenhas para uma Missa no Altar Central, em razão do Encontro de Executivos de TVs Católicas da América Latina e Caribe, em Aparecida (SP).
Cerca de 50 pessoas participam do evento entre os dias 11 e 14 de agosto, dentre eles 28 representantes de Emissoras vindos de 12 países da América Latina e do Caribe, além de membros da SIGNIS Brasil, Associação com a missão de unir e congregar profissionais e meios de comunicação católicos.
Presidiu a celebração Dom Edmilson Soares Nobre, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e bispo de Oeiras (PI) e concelebrou Dom Daniel Francisco Blanco, bispo auxiliar de San José da Costa Rica e coordenador de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-Americano CELAM.
Na homilia, Dom Edmilson saudou todos os presentes, inclusive o assessor de Comunicação da CNBB padre Tiago da Silva e todas as pessoas responsáveis pelas TVs católicas que se reuniram para rezar na Casa da Mãe.
Ao ressaltar a passagem do Evangelho: “Quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei entre eles.” afirmou ser uma alegria grande, estarem reunidos diante de Nossa Senhora para viver esse momento.
O bispo, que realiza sua missão hoje no Piauí, disse que o objetivo desse evento importante de comunicadores é buscar construir um Caminho Sinodal para a comunicação católica, ir ao encontro daqueles que mais necessitam, na missão de evangelizar pelas redes televisivas.
Dom Edmilson recordou a memória de Santa Dulce dos Pobres e afirmou que ela os ensina a enveredar por este caminho sinodal por meio da sua vida religiosa, de uma entrega total a Deus, alcançando àqueles que a sociedade muitas vezes descartava.
“Deus sempre demonstrou uma atenção especial a essas pessoas, escolheu alguns e os enviou para serem mediadores e ajudar essas pessoas mais necessitadas”, afirmou.
Ao comentar a Leitura, o bispo destacou também a figura de Moisés no fim de sua história e levou todos a olharem para esse líder como um escolhido para conduzir um povo até a terra prometida, mas que não chega até ela, morre antes. A morte não é o fim, Moisés concluiu a sua missão e Josué deu prosseguimento.
“Aqui aprendemos algumas lições: não somos insubstituíveis, porque a obra é de Deus. Assim acontece com todas as obras sociais, inclusive com o trabalho que as Emissoras Católicas realizam. Muitos que iniciam a missão já não estão mais e outros a levam para frente”, acrescentou.
Além disso, dom Edmilson ressaltou a passagem do Evangelho que afirma que o pobre é aquele que cai no pecado. A nossa pobreza também se manifesta no pecado, e essa marca todos nós carregamos. Por isso, Jesus nos orienta a como fazer uma correção fraterna.
Como agir nessa situação?
Segundo o bispo, Jesus ensina um caminho discreto: vá até a pessoa que está pecando, no particular. Se queremos ajudar de fato, vamos até essa pessoa em uma aproximação verdadeira que gere confiança e não a outras pessoas.
Com isso, ele encerrou a homilia afirmando que a missão da Igreja é salvar essas ovelhas, pobres também pelo pecado: “A missão das Emissoras Católicas é justamente salvá-las e ajudá-las a fazer um caminho de reencontro com Deus e com o próximo”.
Por fim, conduziu uma oração pedindo a intercessão de Santa Dulce e da Virgem Aparecida para todos seguirem firmes no propósito, ao chamado que Deus os faz, neste mês das vocações.
“Seja qual for o espaço e trabalho realizado dentro da igreja e na sociedade, que sejamos esse canal de Deus que comunica a esperança ao mundo”, concluiu.
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.