Nesta terça-feira (30), a missa com vésperas aconteceu às 18h, no Santuário Nacional. Na ocasião foram recordados os bispos falecidos desde a Assembleia de 2020.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana e os concelebrantes foram os bispos das dioceses onde serviram os bispos falecidos.
Leia MaisColetiva de Imprensa: JMJ 2023 e Animação Bíblica da Pastoral são pautasO subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa, foi o animador da celebração. A irmã Valéria Leal, assessora da Comissão para a Juventude da CNBB, proclamou a primeira leitura e as preces foram feitas pela presidente do Conselho Nacional do Laicato (CNLB), Sônia Gomes.
Em sua homilia, o arcebispo enfatizou o Evangelho de Lucas, que narra Jesus ensinando sobre as escrituras na Sinagoga, ocasião em que até os maus espíritos O reconhecem. "O Novo Testamento reconhece a presença do maligno entre nós, porém até estes atestam o poder de Deus", disse o celebrante.

Falando sobre a importância da oração e da abertura à ação do Espírito Santo, Dom Gilberto afirmou que a Palavra de Jesus causa espanto, e espalha-se rapidamente, indicando a extensão de sua importante e libertadora atividade: ensinar, pregar e expulsar o mal.
“A sabedoria do Evangelho é diferente daquela que o mundo reconhece. Só o espírito de Deus pode perscrutar as belezas de Deus, e somente a pessoa verdadeiramente espiritual pode receber a revelação de Deus, que muda os critérios de julgamento, possibilitando-nos ter o mesmo pensamento de Cristo”, salientou.
Ele lembrou, ainda, que assim foi a vida de seus irmãos bispos falecidos desde a última assembleia, e que foram lembrados na santa missa de hoje.
“Louvamos e agradecemos ao Bom Pai do Céu pelo bem que fizeram, pela vida doada e consumida em favor de seu reino, assim como rogamos pela entrada na alegria eterna do Seu Senhor. Recebam todos a paz e a felicidade eternas”, disse ele, lembrando especialmente de Dom Geraldo Dantas de Andrade, chamado à Casa do Pai em 1º de maio de 2021. “Trazia consigo as marcas da gentileza e da hospitalidade”, recordou.
Confira abaixo a galeria de fotos da celebração:
1/19



















O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.