Nesta terça-feira (30), a missa com vésperas aconteceu às 18h, no Santuário Nacional. Na ocasião foram recordados os bispos falecidos desde a Assembleia de 2020.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana e os concelebrantes foram os bispos das dioceses onde serviram os bispos falecidos.
Leia MaisColetiva de Imprensa: JMJ 2023 e Animação Bíblica da Pastoral são pautasO subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa, foi o animador da celebração. A irmã Valéria Leal, assessora da Comissão para a Juventude da CNBB, proclamou a primeira leitura e as preces foram feitas pela presidente do Conselho Nacional do Laicato (CNLB), Sônia Gomes.
Em sua homilia, o arcebispo enfatizou o Evangelho de Lucas, que narra Jesus ensinando sobre as escrituras na Sinagoga, ocasião em que até os maus espíritos O reconhecem. "O Novo Testamento reconhece a presença do maligno entre nós, porém até estes atestam o poder de Deus", disse o celebrante.

Falando sobre a importância da oração e da abertura à ação do Espírito Santo, Dom Gilberto afirmou que a Palavra de Jesus causa espanto, e espalha-se rapidamente, indicando a extensão de sua importante e libertadora atividade: ensinar, pregar e expulsar o mal.
“A sabedoria do Evangelho é diferente daquela que o mundo reconhece. Só o espírito de Deus pode perscrutar as belezas de Deus, e somente a pessoa verdadeiramente espiritual pode receber a revelação de Deus, que muda os critérios de julgamento, possibilitando-nos ter o mesmo pensamento de Cristo”, salientou.
Ele lembrou, ainda, que assim foi a vida de seus irmãos bispos falecidos desde a última assembleia, e que foram lembrados na santa missa de hoje.
“Louvamos e agradecemos ao Bom Pai do Céu pelo bem que fizeram, pela vida doada e consumida em favor de seu reino, assim como rogamos pela entrada na alegria eterna do Seu Senhor. Recebam todos a paz e a felicidade eternas”, disse ele, lembrando especialmente de Dom Geraldo Dantas de Andrade, chamado à Casa do Pai em 1º de maio de 2021. “Trazia consigo as marcas da gentileza e da hospitalidade”, recordou.
Confira abaixo a galeria de fotos da celebração:
1/19



















Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.