Notícias

Está em vigor o novo estatuto canônico da CNBB

Documento foi oficialmente inaugurado na Solenidade da Imaculada Conceição em Santa Missa realizada na sede da entidade, em Brasília (DF)

Escrito por Redação A12

12 DEZ 2022 - 14H17 (Atualizada em 12 DEZ 2022 - 15H09)

CNBB

Um dos frutos das reflexões e orações dos bispos em Aparecida (SP) em sua 59ª Assembleia Geral , o novo estatuto canônico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi lançado oficialmente no dia 8 de dezembro.

Leia MaisOuça o hino da Campanha da Fraternidade 2023CNBB divulga primeira chamada de TV do Ano Vocacional60ª Assembleia Geral da CNBB tem data definida O documento entrou em vigor com a assinatura do Decreto número 4 de 2022 pelo presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

A data foi escolhida justamente para dar um tom mais solene ao lançamento do estatuto. Por isso, a leitura do decreto foi feita durante a missa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, celebrada na sede da CNBB, em Brasília (DF).

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB ressalta que “mais do que fazer um rito burocrático de assinatura do documento, os membros da Presidência escolheram publicar o estatuto no dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e dentro da celebração de fim de ano da CNBB, que marcou o encerramento de comemorações dos 70 anos da entidade”.

CNBB
CNBB


Como foi o processo do novo estatuto?

Desde 2020, a presidência da CNBB pediu que fossem levantadas e refletidas propostas para atualizar o documento.

A partir dessas iniciativas, o norte da atualização foi o de refletir o rosto da Igreja no Brasil e favorecer o entendimento de sua da estrutura e do funcionamento para os dias de hoje, sempre na direção de uma Igreja sinodal e missionária, dando mais conhecimento para que todos os setores possam disponibilizar formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.

Na redação do estatuto da CNBB foram incorporados elementos da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, do Papa Francisco.

“As competências que lhes são atribuídas nestas disposições visam exprimir a dimensão colegial do ministério episcopal e, indiretamente, fortalecer a comunhão eclesial, dando corpo ao exercício conjunto de algumas funções pastorais para o bem dos fiéis das respectivas nações ou de um território específico, disse Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação e atualização do Estatuto da CNBB.

No dia 2 de setembro, durante a etapa presencial da 59ª Assembleia Geral, o texto foi aprovado pelo episcopado brasileiro, enviado para o Dicastério para os Bispos, que o aprovou com observações, por meio de decreto do dia 21 de novembro, que autorizou a publicação do documento já com as alterações indicadas pela Santa Sé.

Aparecida Debate realizou uma retrospectiva da Assembleia Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...