Notícias

Veja as fotos: 10 anos da visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional

Pedido especial aos brasileiros, emoção e quebra de protocolo fizeram parte da visita do Pontífice a Aparecida (SP)

Escrito por Guilherme Gomes

24 JUL 2023 - 11H58 (Atualizada em 26 JUL 2023 - 11H55)

Thiago Leon

Leia MaisPapa Francisco sobre Dom Claudio Hummes: “Penso muito nele”Milhares de devotos visitam a Casa da Mãe Aparecida diariamente. Mas nesta segunda-feira (24), completa-se 10 anos de uma visita ilustre e especial: a do Santo Padre, Papa Francisco.

O Pontífice realizou sua primeira Viagem Apostólica para o Brasil e, nesse mesmo dia 24 de julho de dez anos atrás, às 10h17, sob chuva e muito frio, desembarcou em Aparecida (SP).

Foi durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Rio de Janeiro, que o Pontífice se deslocou até o Santuário Nacional para rezar diante da imagem da Mãe Aparecida.

Após descer no heliponto do Santuário, Francisco seguiu de papamóvel por um curto caminho até a entrada da Basílica. A segurança do Pontífice teve trabalho. Francisco quebrou protocolos de segurança, já que muitas pessoas tentaram se aproximar do carro aberto durante o trajeto, e ele chegou a beijar uma criança.

Durante a Santa Missa, celebrada pelo Papa, Dom Raymundo Damasceno, na época Cardeal arcebispo de Aparecida, recebeu um cálice do Pontífice como recordação da sua visita.

No Santuário e antes da celebração da Santa Missa, Francisco fez uma parada na Capela dos Apóstolos, onde teve um momento reservado com a imagem de Nossa Senhora.

Thiago Leon.
Thiago Leon.


Após a celebração, no Altar Central da Casa da Mãe, o
Papa esteve também na Tribuna Bento XVI para saudar os devotos e fez um pedido especial:

Peço um favor: com jeitinho, rezem por mim. Eu necessito. Deus abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês, disse Francisco.

Hoje arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo ofereceu uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, esculpida em madeira. Na ocasião, o Papa beijou a imagem e a apresentou aos mais de 200 mil fiéis que se espremiam para vê-lo de perto.

Thiago Leon
Thiago Leon


Oração de Consagração

Durante a sua visita, o Papa rezou a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, atualizada especialmente para essa ocasião. A oficialização do novo texto da oração, que já era prevista pelo Santuário, ganhou um tom ainda mais especial, porque foi rezada pela primeira vez pelo Papa.

Seminário Bom Jesus

Francisco se abrigou por poucas horas em Aparecida. O Pontífice ficou em uma suíte de 50 metros quadrados, localizada no Seminário Bom Jesus.

A12/ Guilherme Gomes
A12/ Guilherme Gomes


A suíte que serviu de descanso para o religioso
foi a mesma que abrigou outros papas: Bento XVI, em 2007, e João Paulo II, em 1980.

Arquivo pessoal/ Vanessa Azevedo
Arquivo pessoal/ Vanessa Azevedo
Vanessa foi a responsável por cozinhar para o Papa Francisco no Seminário Bom Jesus



No local, durante o almoço com o clero, seminaristas, religiosos e demais convidados,
o Papa abençoou a estátua de Santo Antônio de Sant´Anna Galvão. A imagem, que estava na entrada da cidade, foi transferida para o Santuário dedicado ao primeiro santo legitimamente brasileiro, após a bênção papal.

Usou bandana doada por seminarista

Outro momento emocionante ocorreu também no Seminário Bom Jesus, quando o Papa com seu jeito espontâneo, colocou no pescoço uma bandana entregue por um seminarista, que continha a assinatura de vários jovens e seminaristas que estariam com o Papa na JMJ 2013.

Promessa de retorno a Aparecida

Toda visita de um Pontífice exige uma preparação especial, e somente é oficializada depois de tudo devidamente organizado. Mas o Papa Francisco deixou o seu coração falar mais alto quando disse que desejaria retornar à Casa da Mãe Aparecida para a celebração dos 300 anos, quatro anos mais tarde. A visita foi esperada por muito tempo pelos devotos, mas Francisco não pôde vir devido a muitos compromissos.

Thiago Leon
Thiago Leon


A vida de um Papa não é fácil, por isso nomeei o cardeal Dom Giovanni Battista Re como delegado pontifício para as celebrações do dia 12 de outubro, e confiei a ele a missão de garantir, assim, a presença do Papa entre vocês”, justificou o Papa na época.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...