Leia MaisMais de 500 km percorridos: Romaria de Tratores chega ao SantuárioNa última segunda-feira (04) completou-se um ano da páscoa do Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes.
O Santo Padre, Papa Francisco, não poderia deixar de registrar essa data e enviou uma carta na qual expressou sua proximidade e assegurou que Dom Claudio se tornou uma voz profética.
"Há um ano Dom Claudio deixou de ser uma presença física para se tornar uma voz profética que nos lembra a cada passo que nosso compromisso é com os pobres, sempre e inexoravelmente", escreveu o Papa.
A mensagem de Francisco foi lida durante a segunda sessão da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, na Universidade da Amazônia, e reuniu pessoas de todos os cantos do Brasil e de diferentes países para fazer memória e celebrar os pensamentos, as obras, a missão e o legado de Dom Claudio Hummes.
Na carta enviada para o evento, Papa Francisco revela que ainda pensa muito no amigo brasileiro.
“Penso muito nele. “Sua participação fraterna no Conclave e sua liderança serena no Sínodo da Amazônia. Seu pensamento e seu legado são um testemunho vivo da luta pelo direito à história, à identidade e à realização dos povos indígenas da América Latina", acrescentou.

O Santo Padre encorajou que a Cátedra Dom Cláudio Hummes "deve se multiplicar e servir como uma semente para que esse pensamento vivo se espalhe em ações concretas. Deve ser um rio de esperança que faça dos sonhos amazônicos uma pedagogia que converge com a ecologia integral e o pleno desenvolvimento da humanidade".
Dom Claudio Hummes
O Cardeal Claudio Hummes foi fundamental para a presença e acompanhamento da Igreja Católica nos processos de efetivação e promoção dos direitos humanos e da natureza na Pan-Amazônia.
Processos que são frutos da articulação da REPAM, que culminaram na preparação e condução do Sínodo da Amazônia e na criação de um órgão eclesial para a Amazônia (CEAMA), do qual foi o primeiro presidente.
A visão de Dom Cláudio da educação como ferramenta para a transformação das realidades levou-o a promover o Programa Universidade da Amazônia (PUAM) incentivando esse espaço a ser um instrumento de serviço ao território por meio do desenho de metodologias de educação, inspiradas e adaptadas à cultura e aos saberes dos diversos povos e comunidades presentes no território amazônico.
Também inspirou o Instituto para o Diálogo Global e a Cultura do Encontro a promover o Programa Internacional de Esperança, criado como uma “proposta de ação coletivo com impacto territorial ligada aos direitos humanos no marco de uma ecologia integral e de um bem viver para um futuro possível para todos”.
.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: REPAM
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.