Notícias

Os aplicativos e suas utilizações práticas

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

14 MAR 2023 - 22H21 (Atualizada em 15 MAR 2023 - 09H32)

AdemAY/ Shutterstock

O advento da tecnologia digital provocou uma verdadeira explosão, um “boom” no uso dos aplicativos, que depois de alguns anos invadiram praticamente todos os campos do nosso viver.

A palavra aplicativo conhecida pela sigla APP, originária do inglês, é o nome dado a um software, programa ou sistema, de computador, que oferece diversas funcionalidades para que um dispositivo possa executar determinadas tarefas necessárias ao seu usuário.

O termo se refere a um software usado em dispositivos eletrônicos, porém atualmente é mais usado para indicar aplicações práticas desenvolvidas a partir dele. No dia a dia a gente fala do “APP de comida, de taxi, de conversação” e de tantas outras utilizações.

Cada pessoa pode fazer uma escolha de forma personalizada e utilizar os aplicativos que quiser. Por isso, eles são muito importantes no atual cenário tecnológico e a tendência é que passem a ser cada dia mais usados, ao ponto de já estarem provocando a extinção de certas coisas como o dinheiro em moeda que nós pensávamos duradouras e o nascimento de outros saberes e outras necessidades.

Todos nós em maior ou menor grau já somos usuários dos aplicativos, e deles não é possível mais fugir, porque vão desde aqueles que facilitam nossa comunicação (WhatsApp), nossas compras, os que favorecem nossa mobilidade e até mesmo a evangelização como é o caso do aplicativo Aparecida.

Como sempre acontece, o uso de toda e qualquer inovação precisa passar por um processo de amadurecimento e de regulamentação que favoreça aos criadores, aos usuários e aos que trabalham com ela. Este é o caso dos que trabalham com aplicativos, porque esta inovação fez surgir uma nova categoria profissional.

É natural que no começo aconteça um verdadeiro boom na criação e utilização de aplicativos e que depois vá acontecendo uma purificação na sua criação e na sua utilização.

Um aplicativo ou o chamado app pode ajudar as pessoas a serem mais produtivas e fazer com que seus dispositivos móveis se tornem ainda mais úteis, mas trazem também muitos riscos, como é o caso da garantia da segurança dos dados, da invasão de privacidade, das Fake News por isso precisam ter o seu uso bem regulamentado preservando a vida, a idoneidade e até mesmo a honra e moral dos que deles se utilizam.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...