Notícias

Padres são filhos de um dos primeiros homens do Terço

Participante do pioneiro grupo do Terço dos Homens no Sergipe teve dois filhos que se tornaram sacerdotes

Escrito por Redação A12

21 FEV 2024 - 14H02 (Atualizada em 21 FEV 2024 - 16H30)

Arquivo Pessoal - Pe. Manoel

A principal vocação do cristão, recebida no Batismo, é a da santidade, é ir para o Céu. Mas, dentro dessa grande vocação, cada um foi chamado a servir a Deus em um estado de vida: consagração total na vida religiosa ou no sacerdócio, santidade no estado laical, matrimônio e nas diversas funções, ocupações e profissões: todos chamados à santidade. 

Leia MaisInscreva-se para a Romaria Nacional do Terço dos Homens!Em 2023, o tema da Romaria Nacional do Terço dos Homens recordou as diversas vocações na Igreja, especialmente a vocação de todos à santidade.  

Um exemplo disso passa pela própria origem do movimento oracional. Um dos integrantes do primeiro grupo de Terço dos Homens no Brasil, na cidade de Itabi (SE), em 1936, é Antônio Menezes de Souza.

Conhecido como “senhor Tutu”, dos seus nove filhos, dois escolheram a vocação sacerdotal: os padres Manoel Luiz Rodrigues de Sousa e Antônio Rodrigues de Sousa, da diocese sergipana de Propriá.

“O meu pai tinha apenas 16 anos. Naquele período, tinham as chamadas santas missões com os frades. O frei Peregrino foi pregar a santa missão em Itabi e, no final das missões, deixou como um encargo para os homens rezarem o terço todos os meses. Era o dia 8 de setembro”, contou o padre Manoel Luiz ao site ACI Digital.

Arquivo Pessoal - Pe. Manoel
Arquivo Pessoal - Pe. Manoel
Antônio Menezes de Souza esteve nos primeiros grupos de homens do Terço


Com quase 90 anos de história, este movimento cresce a cada dia. Desde 2010, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) designou Dom Gil Antônio Moreira,

Arcebispo de Juiz de Fora (MG) para ser bispo referencial e acompanhar o Terço dos Homens em todo o país. Em abril do ano passado foi sancionada a lei 14.558 que cria o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado todo dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora e data do início do grupo do Terço dos Homens, em Itabi (SE).

Em 2009, o Santuário Nacional acolheu a sugestão do senhor Valter, da cidade de Campestre (MG), que pediu permissão para realizar uma romaria do Terço dos Homens. E 15 anos depois, se tornou a maior romaria da Casa da Mãe e ajudou a desenvolver ainda mais a prática da oração entre os homens no Brasil.

Luiz Oliveira/ Portal A12
Luiz Oliveira/ Portal A12


.:: Nesta sexta-feira (23) terá início a 16ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, com o tema “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Sl 119, 105). Até domingo (25) os tercistas participam das celebrações, procissões, do Terço Solene com a Consagração à Mãe Aparecida, apresentações musicais, gesto concreto, entre outras atividades. Na página oficial da Romaria a12.com/tercodoshomens você inscreve os membros do seu grupo do Terço dos Homens e confere a programação completa.

O padre Manoel contou que seu pai, que morreu aos 91 anos, “até o último momento enquanto pôde não deixou de participar do terço, além de ser membro do apostolado da oração e muito fervoroso nessa devoção ao Sagrado Coração de Jesus”. Além dos irmãos padres, a família tem também outras vocações sacerdotais e religiosa. “Tenho dois primos que são padres e uma tia que era irmã”, contou o padre Manoel.

Atualmente na Diocese de Barreiras (BA), o sacerdote sempre motiva os fiéis a criarem mais grupos de terço na comunidade.

“Eu tento mostrar qual é a origem, incentivo a rezar, orientar, estimular, porque acho que é uma coisa muito boa. Não tenho dúvidas de que o terço ajuda a família a ser mais unida e superar tantos problemas que aparecem. A oração não isenta dos problemas e dificuldades, mas dá força para ir superando”.

Padre Manoel relatou na entrevista que espera um dia participar da Romaria e deixou uma mensagem de perseverança para os milhares de homens do terço espalhados pelo Brasil.

“O que falo para os homens: perseverem. Mesmo que seja um grupo pequeno, o fermento é sempre pouco e a massa maior, mas, se o fermento é bom, ele contagia toda a massa e a faz crescer. Perseverança e certeza de que a presença da Mãe de Deus vai nos fortalecer e nos mostrar o caminho que nos conduz ao seu Filho Jesus, porque Maria nos leva a Jesus e, em Jesus, nos encontramos na filiação divina, portanto participantes da glória de Deus”.

A história do Terço dos Homens


Fonte: ACI / Diocese de Barreiras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...