Nesta quarta-feira (3), o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes do governo pastoral da Arquidiocese de Maceió (AL) tendo em vista cuidados com sua saúde.
“Com verdadeiro amor à missão que me foi confiada por Deus, recordo o meu lema de ordenação Episcopal 'Erit Vester Servus' (Serei Vosso Servo), e tenho consciência de que deixo esse serviço pastoral, não por falta de amor, mas por reconhecer os limites de minhas forças, e tal como Jacó, seria capaz de começar a servir outro tanto, se não fora, 'para tão longo amor tão curta vida'.
Nestes quase 26 anos de Ministério Episcopal, dos quais mais de 17 nesta Arquidiocese, jamais tive a pretensão de julgar ter agido sempre acertadamente. Só há um justo juiz: Jesus Cristo, constituído por Deus Pai, Juiz dos vivos e dos mortos. Com esperança, permito-me confiar no julgamento do Senhor Jesus, que aplica o poder com prevalência da misericórdia acima da justiça.
Fui e sou feliz junto à porção do povo de Deus desta Arquidiocese, e a palavra que utilizo neste momento de despedida é gratidão”, disse Dom Antônio em mensagem divulgada no site da Arquidiocese alagoana.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação especial ao Arcebispo emérito.
“Sua dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã são motivos de louvor ao ressuscitado.
Com o salmista, exultamos ao Senhor na alegria pascal e cantamos as maravilhas que tem realizado também por meio de seu ministério episcopal. Seja esta nova etapa repleta de saúde e de alegrias, Naquele que vos chamou”.
O Papa nomeou como sucessor Dom Carlos Alberto Breis Pereira, conhecido como Dom Beto, que atualmente ocupa o cargo de arcebispo coadjutor de Maceió desde janeiro deste ano. O catarinense de 58 anos é frade menor franciscano desde 1987.
A ordenação presbiteral foi em 20 de agosto de 1994 e desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife (PE).
Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e já foi presidente do Regional Nordeste 3.
“Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária Arquidiocese. Sob a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, cuja alegria da ressurreição de seu divino Filho celebramos nesta Oitava Pascal, rogamos que seja sempre renovado o pedido e o desejo que os discípulos de Emaús fazem ao Cristo ressuscitado no Evangelho de hoje: 'Fica conosco, Senhor'”, relata o trecho da mensagem da presidência da CNBB para o novo arcebispo.
.:: Como será desenvolvido o tema central da Assembleia da CNBB?
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.