Nesta quarta-feira (3), o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes do governo pastoral da Arquidiocese de Maceió (AL) tendo em vista cuidados com sua saúde.
“Com verdadeiro amor à missão que me foi confiada por Deus, recordo o meu lema de ordenação Episcopal 'Erit Vester Servus' (Serei Vosso Servo), e tenho consciência de que deixo esse serviço pastoral, não por falta de amor, mas por reconhecer os limites de minhas forças, e tal como Jacó, seria capaz de começar a servir outro tanto, se não fora, 'para tão longo amor tão curta vida'.
Nestes quase 26 anos de Ministério Episcopal, dos quais mais de 17 nesta Arquidiocese, jamais tive a pretensão de julgar ter agido sempre acertadamente. Só há um justo juiz: Jesus Cristo, constituído por Deus Pai, Juiz dos vivos e dos mortos. Com esperança, permito-me confiar no julgamento do Senhor Jesus, que aplica o poder com prevalência da misericórdia acima da justiça.
Fui e sou feliz junto à porção do povo de Deus desta Arquidiocese, e a palavra que utilizo neste momento de despedida é gratidão”, disse Dom Antônio em mensagem divulgada no site da Arquidiocese alagoana.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação especial ao Arcebispo emérito.
“Sua dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã são motivos de louvor ao ressuscitado.
Com o salmista, exultamos ao Senhor na alegria pascal e cantamos as maravilhas que tem realizado também por meio de seu ministério episcopal. Seja esta nova etapa repleta de saúde e de alegrias, Naquele que vos chamou”.
O Papa nomeou como sucessor Dom Carlos Alberto Breis Pereira, conhecido como Dom Beto, que atualmente ocupa o cargo de arcebispo coadjutor de Maceió desde janeiro deste ano. O catarinense de 58 anos é frade menor franciscano desde 1987.
A ordenação presbiteral foi em 20 de agosto de 1994 e desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife (PE).

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e já foi presidente do Regional Nordeste 3.
“Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária Arquidiocese. Sob a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, cuja alegria da ressurreição de seu divino Filho celebramos nesta Oitava Pascal, rogamos que seja sempre renovado o pedido e o desejo que os discípulos de Emaús fazem ao Cristo ressuscitado no Evangelho de hoje: 'Fica conosco, Senhor'”, relata o trecho da mensagem da presidência da CNBB para o novo arcebispo.
.:: Como será desenvolvido o tema central da Assembleia da CNBB?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.