Notícias

Papa Francisco nomeia novo bispo de Cornélio Procópio

Escrito por Lais Silva

22 JUN 2022 - 10H24 (Atualizada em 22 JUN 2022 - 14H51)

CNBB

O Papo Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Manoel João Francisco, bispo da Cornélio Procópio, no Paraná, e nomeou o padre Marcos José dos Santos para o governo pastoral. 

A CNBB agradeceu o dom Manoel João Francisco, pelos serviços desempenhados pela Igreja no Brasil.

"Ao iniciar esta nova etapa de seu ministério episcopal, como bispo emérito, receba os nossos cumprimentos repletos de gratidão por tudo que tem doado à Igreja no Brasil. Mesmo antes do episcopado, o senhor já oferecia sua colaboração especializada para o trabalho de evangelização da Igreja, tanto regional, quanto nacionalmente."

O padre Marcos José dos Santos, atualmente ele era pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul (PR), e será o quinto bispo da diocese de Cornélio Procópio.
Leia MaisPapa aceita renúncia de Dom Vicente e nomeia novo bispo de JundiaíPapa nomeia Cardeal Zuppi como o novo presidente dos bispos italianosPapa nomeia sacerdote brasileiro como Cônego da Basílica de São Pedro

Nasceu em 2 de março de 1974, em Lupionópolis (PR). Cursou Filosofia, Teologia e mestrado em espiritualidade. Em fevereiro de 2000 foi ordenado na paróquia Cristo Rei, em sua cidade natal e foi incardinado na arquidiocese de Londrina (PR).

Em seus primeiros anos de padre, foi animador vocacional diocesano; vigário paroquial na Paróquia Sagrados Corações, em Londrina; e reitor do Seminário Propedêutico São José, de Londrina.

Atuou como diretor espiritual, no Seminário Teológico Paulo VI, em Londrina; coordenador da Ação Evangelizadora; pároco na Paróquia São João Paulo II, em Londrina; e vigário-geral da arquidiocese.

Nos últimos anos, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul. Em 2018, foi coordenador do 14⁰ Intereclesial das Cebs, sediado em Londrina. Desde 2006, foi assessor diocesano do Movimento dos Adoradores da Eucaristia. Também foi membro do Conselho dos Presbíteros por dois períodos; e do Colégio dos Consultores.

Padre Marcos José dos Santos escolheu por lema episcopal “Eu vos escolhi” (Jo 15,16).

A CNBB enviou uma saudação ao monsenhor Marcos José dos Santos

"Estimado monsenhor Marcos José dos Santos,

Com alegria, recebemos a notícia da escolha do Santo Padre, o Papa Francisco, pela sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná. Queremos também o acolher como novo membro desta Conferência Episcopal.

Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja. E, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, possa ser o roteiro para a caminhada junto ao povo de Deus o que o Papa Francisco nos destaca na constituição apostólica Praedicate Evangelium:

“A Igreja cumpre o seu mandato sobretudo quando dá testemunho, com palavras e obras, da misericórdia que ela mesma recebeu gratuitamente. Nosso Senhor e Mestre deixou-nos um exemplo disso quando lavou os pés dos seus discípulos e disse que seríamos bem-aventurados se também nós o fizermos (cf. Jo 13, 15-17). Deste modo, «a comunidade evangelizadora coloca-se através de obras e gestos na vida quotidiana dos outros, encurta distâncias, rebaixa-se até à humilhação se for necessário, e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo nas pessoas»“.

Maria, Mãe da Igreja, no seu Imaculado Coração, cujo patrocínio de sua futura diocese está confiado, seja guia e companheira na missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB"

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...