Notícias

Papa nomeia Cardeal Zuppi como o novo presidente dos bispos italianos

Escrito por Lais Silva

25 MAI 2022 - 09H56 (Atualizada em 25 MAI 2022 - 11H30)

Francesco Pierantoni / Flickr

O cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). A nomeação aconteceu na terça-feira, 24 de maio, após o término da primeira sessão de trabalhos da 76ª Assembleia Geral da CEI, no Hilton Rome Airport de Fiumicino.

Nesta assembleia, os bispos de toda a Itália realizaram a eleição dos três nomes para a escolha do presidente que substituiria o cardeal Gualtiero Bassetti, de 80 anos, que encerrou seu mandato de cinco anos. Na ocasião, ele mesmo fez a leitura da comunicação do Papa, anunciando a escolha de Zuppi.

O novo presidente da CEI recebeu diversas mensagens de líderes, políticos e associações. Dentre as mensagens, ele recebeu felicitações da União Budista Italiana, que assegura continuar a “relação frutuosa e amigável” com a CEI. O rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, emitiu uma mensagem em nome da comunidade Judaica de Roma, que diz que o cardeal Zuppi, "nos liga uma relação de amizade e estima consolidada ao longo do tempo. Estou certo de que sua orientação crível e sábia da CEI será fundamental para continuar no percurso da colaboração entre judeus e católicos".

Leia MaisPapa nomeia sacerdote brasileiro como Cônego da Basílica de São PedroPapa nomeia o Monsenhor Raimundo Possidônio como Bispo Coadjutor de BragançaPapa nomeia Dom Marcony Vinícius como novo Arcebispo Militar do BrasilZuppi tem se destacado em todos os cargos que assumiu e é um dos bispos mais apreciados pelo Papa. Foi um dos artífices dos acordos que puseram fim à guerra civil que devastou Moçambique no final da década de 1990.

Ele é muito ligado à Comunidade de Sant’Egidio, que se dedica a esforços de diplomacia eclesiástica pela paz. A organização tem uma influência muito grande no pontificado de Francisco e Zuppi já foi apontado como candidato forte à sucessão de Francisco.

Fonte: CNBB, Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...