Notícias

Papa Francisco nomeia novo bispo de Petrolina (PE)

Após renúncia de Dom Francisco Canindé, Dom Antônio Carlos Cruz Santos assumirá Diocese pernambucana

Escrito por Redação A12

24 ABR 2024 - 14H13 (Atualizada em 24 ABR 2024 - 15H41)

Reprodução Facebook

Nesta quarta-feira (24), foi nomeado o novo Bispo de Petrolina (PE), Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, que estava na função de Bispo em Caicó (RN).

Sua nomeação e transferência se deu pela renúncia de Dom Francisco Canindé Palhano, que após seis anos de gestão, realizou o pedido de renúncia no dia 1º de fevereiro, quando completou 75 anos de idade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação a Dom Antônio Carlos pela nomeação.

“Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como Bispo da Diocese de Petrolina, no sertão pernambucano. Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária diocese”, diz trecho da nota assinada pela presidência da entidade.

Biografia do novo Bispo

CNBB
CNBB


Dom Antônio Carlos, Missionário do Sagrado Coração, nasceu em São Gonçalo (RJ), em 25 de novembro de 1961. Foi ordenado padre em 12 de dezembro de 1992. Fez sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1998. Foi nomeado Bispo de Caicó (RN) em 12 de fevereiro de 2014, sendo ordenado em Niterói (RJ), em 10 de maio de 2014.

O Bispo exerceu suas atividades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Esteve em vários países da América Latina e da Europa no decorrer de um ano letivo, exercendo a função de mestre de noviços.

Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, enquanto trabalhava na Cidade de Deus, na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, quando em Contagem trabalhou com estudantes de Teologia por três anos. Também realizou trabalhos pastorais nas paróquias de São Judas Tadeu, em Belford Roxo, Senhor Bom Jesus, de Pirassununga e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

Também foi provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012. Provincial em Juiz de Fora, até a data de sua nomeação como bispo. Entre 1995 e 1997 foi formador dos juniores. De 1998 a 2001, Dom Antônio foi promotor vocacional e formador dos postulantes e Mestre de noviços de 2003 até 2011.

Em sua carta direcionada aos fiéis, Dom Antônio usa duas músicas para agradecer a sua jornada na antiga Diocese de Caicó (RN) e dar as boas-vindas à nova Diocese de Petrolina (PE):

“Quando cheguei a Caicó vim embalado pela canção ‘Ô mana, deixa eu ir para o sertão do Caicó’ Chego a Petrolina navegando noutra música: ‘Na margem do São Francisco, nasceu a beleza e a natureza ela conservou. Jesus abençoou com sua mão divina, pra não morrer de saudade, vou voltar pra Petrolina… Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina!’”.

Rezemos para a Padroeira de Petrolina (PE) Nossa Senhora Rainha dos Anjos, para a sua nova missão!

.::Como os novos bispos viveram sua primeira Assembleia Geral?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...