O Papa Francisco nomeou dois novos bispos para o Brasil, um ao governo pastoral da diocese de Januária (MG) e outro para a diocese de Afogados de Ingazeira (PE) nesta quarta-feira (25).
O Padre Geraldo de Souza Rodrigues, atualmente pároco em Viçosa (MG), vai assumir como quinto bispo da diocese que estava vacante desde a nomeação de dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou a sua saudação ao novo bispo. Na mensagem, a CNBB trouxe o Pontífice para expressar a alegria da nomeação:
"Recordando uma homilia do Papa Francisco, na qual refletia sobre Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Januária, oferecemos seu ministério episcopal à proteção da Virgem Maria: 'Como Mãe, devemos pensar nela, procurá-la, rezar a ela. Ela é a Mãe. Na Igreja Mãe. Na maternidade de Nossa Senhora vemos a maternidade da Igreja que recebe a todos, bons e maus: todos'”.
Nascido em Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1963. Iniciou a preparação para o sacerdócio em 1978, quando ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana.
A ordenação diaconal foi na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, pelo então arcebispo, dom Oscar de Oliveira, em 28 de novembro de 1987. Em 20 de maio de 1988, foi ordenado presbítero na cidade de Porto Firme, também por dom Oscar de Oliveira.
Em seu ministério presbiteral, foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e era atualmente pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).
Padre Geraldo foi coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
O Papa Francisco também aceitou a renúncia apresentada por dom Egídio Bizol por ter completado 75 anos, conforme o direito Canônico. O Pontífice nomeou o bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), dom Limacêdo Antonio da Silva, como o quinto bispo para a diocese de Afogados de Ingazeira, no sertão pernambucano.
A CNBB saudou dom Limacêdo e o agradeceu pelo ministério como bispo auxiliar e sua colaboração como membro da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB, citando o primeiro santo brasileiro recordado hoje pela Igreja:
"Frei Galvão é um daqueles discípulos fiéis devotos que nos ajudam a recordar, em tempos de superficialidade da vivência da fé, o que significa ser verdadeiramente um consagrado à Igreja e à Maria Imaculada".
A presidência dos bispos do Brasil também agradeceu a dom Egídio Bisol pelos 47 anos dedicados à Igreja como missionário na região nordeste do país:
Que nesta nova fase de seu ministério, "possa ser plenamente feliz na certeza de que serviu como instrumento para que a missão da Igreja se tornasse atual e plenamente presente a todos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de sua vida, mas também pelos sacramentos".
Nascido em 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana, estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE), e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.
Enquanto sacerdote, dom Limacêdo exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). Foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral. Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.
Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne). Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.
Fonte: CNBB e Vatican News
Cardeal Odilo Scherer ficará mais dois anos à frente da Arquidiocese de SP
Dom Odilo apresenta renúncia e Papa Francisco determina que o Arcebispo continue por dois anos na Arquidiocese
Círio de Nazaré 2024 celebra o poder da oração com Maria
O Círio de Nazaré 2024 une milhões de devotos em Belém (PA), para momentos de fé, oração e devoção à Nossa Senhora, Rainha da Amazônia. Saiba mais.
O que estamos plantando para o futuro das crianças?
O meio ambiente é dom de Deus para nós, mas o que estamos fazendo hoje para preservá-lo? Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.