O Advento, na Igreja Católica, é o período que marca o início de um novo tempo na vida da Igreja. Enquanto o mundo se prepara para o fim de mais um ano, no calendário dos cristãos acontece algo diferente: é iniciado o “Ano Novo”, um tempo de esperança e alegria. É um momento que marca um recomeço, para renovar o seu caminho de fé e preparar o coração para acolher o Salvador.
Esse começo diferente tem um motivo especial: o Advento é tempo da espera e da esperança, para recordar a promessa da vinda do Messias. É um tempo de preparação para o nascimento de Jesus, para reconhecer a sua presença, unindo passado, presente e futuro; além disso, é o primeiro tempo do Ano Litúrgico.
“O tempo do advento é formado por quatro semanas, que antecedem a festa do Natal, é um tempo de preparação para acolher Cristo e, ao mesmo tempo, é o amor que ele traz do céu que realmente pode se encarnar em nosso coração”, afirmou o padre.
O Advento não é apenas uma lembrança do nascimento em Belém, mas uma recordação viva da presença de Deus, que continua a nascer no meio de nós sempre que abrimos espaço para Ele. Mais do que uma contagem regressiva para o Natal, é um tempo para desacelerar, silenciar um pouco e deixar que a fé volte a ocupar o centro da vida.
Viver o Advento é deixar-se envolver pela ternura de Deus que vem ao nosso encontro. É reconhecer que cada nascimento de Cristo na história, em cada lar, em cada gesto de bondade, em cada reconciliação, renova o mundo.
A Igreja, como mãe atenta, nos faz um convite e a toda a família para juntos preparar o coração para acolher o menino Jesus. Viva o tempo do Advento no Santuário Nacional! Esteja por perto: acompanhe nossas redes sociais e viva cada etapa deste tempo conosco.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.