Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Por que o Advento é o “Ano Novo da Igreja”

Escrito por Rafael Gurgel

18 NOV 2025 - 11H00 (Atualizada em 03 DEZ 2025 - 16H10)

Adobe stock:Rifqi

O Advento, na Igreja Católica, é o período que marca o início de um novo tempo na vida da Igreja. Enquanto o mundo se prepara para o fim de mais um ano, no calendário dos cristãos acontece algo diferente: é iniciado o “Ano Novo”, um tempo de esperança e alegria. É um momento que marca um recomeço, para renovar o seu caminho de fé e preparar o coração para acolher o Salvador.

Esse começo diferente tem um motivo especial: o Advento é tempo da espera e da esperança, para recordar a promessa da vinda do Messias. É um tempo de preparação para o nascimento de Jesus, para reconhecer a sua presença, unindo passado, presente e futuro; além disso, é o primeiro tempo do Ano Litúrgico.

Como explica o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.:

“O tempo do advento é formado por quatro semanas, que antecedem a festa do Natal, é um tempo de preparação para acolher Cristo e, ao mesmo tempo, é o amor que ele traz do céu que realmente pode se encarnar em nosso coração”, afirmou o padre.

O Advento não é apenas uma lembrança do nascimento em Belém, mas uma recordação viva da presença de Deus, que continua a nascer no meio de nós sempre que abrimos espaço para Ele. Mais do que uma contagem regressiva para o Natal, é um tempo para desacelerar, silenciar um pouco e deixar que a volte a ocupar o centro da vida.

Viver o Advento é deixar-se envolver pela ternura de Deus que vem ao nosso encontro. É reconhecer que cada nascimento de Cristo na história, em cada lar, em cada gesto de bondade, em cada reconciliação, renova o mundo.

A Igreja, como mãe atenta, nos faz um convite e a toda a família para juntos preparar o coração para acolher o menino Jesus. Viva o tempo do Advento no Santuário Nacional! Esteja por perto: acompanhe nossas redes sociais e viva cada etapa deste tempo conosco.

add Por que o Advento é diferente da Quaresma?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...