A atual presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou na manhã desta quinta-feira (11) de uma audiência com o Papa Francisco.
Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, apresentou o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano.
"A mensagem que fica do Papa para a Igreja no Brasil e o povo brasileiro é de promover a fraternidade. Ele ficou impressionado com o tema 'Fraternidade e Amizade Social' e também com o cartaz da campanha. A arte fala de comunhão, fraternidade e de se encontrar ao redor da mesa. Isto o impressionou e ele incentivou a continuar assim”, disse.
Leia MaisCNBB disponibiliza materiais para a Campanha da Fraternidade
“Pudemos explicar a ele o caminho que estamos fazendo agora com o Sínodo sobre a Sinodalidade e a elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em sintonia com aquilo que o próprio Sínodo está suscitando em toda a Igreja e especialmente na Igreja no Brasil”.
Segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson destaca que o encontro com Francisco foi uma experiência rica e bela de comunhão profunda, solidariedade e oração.
"O Papa nos pede que os programas de formação sejam revistos e que se dê uma ênfase especial à formação inicial e a formação dos presbíteros para serem formadores aqui em Roma no colégio Pio Brasileiro”.
O amor do Papa pela Igreja do Brasil
“A gente sente que é de coração para coração. Nos sentimentos fortalecidos aqui. Estamos com o Papa e o Papa está conosco. Este é o maior presente para a Igreja no Brasil”, disse o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.
Na audiência, além de outros presentes, os bispos brasileiros entregaram ao Santo Padre uma edição impressa da Terceira Edição Típica do Missal Romano.
As visitas continuaram nesta quinta-feira com uma agenda com o Dicastério para o Clero. Na sexta-feira (12), a presidência da CNBB visita o Dicastério para a Causa dos Santos e a Pontifícia Comissão para América Latina.
Pela primeira vez, a atual presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre a missão anual de visitar diferentes Dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano.
Dom Jaime falou que esta missão no Vaticano é "o momento é de partilha, comunhão e também de solidariedade entre a igreja do Brasil e a igreja de Roma, especificamente a Santa Sé”.
Os membros da presidência já visitaram e conheceram o Dicastério para a Cultura e a Educação, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Dicastério para os Bispos, o Dicastério da Doutrina da Fé e a Secretaria de Estado.
“Aqui viemos viver em profunda comunhão com o Santo Padre, o Papa, mas estamos ao mesmo tempo, em profunda comunhão com todos os batizados do nosso país, porque a nossa única missão como igreja é fazer presente, visível e explícito o reino de Deus, que por um lado é dom, mas por outro é tarefa nossa torná-lo visível para que cada ser humano possa experimentar. Participe também dessa grande missão de experimentar o Reino e de explicitá-lo nos processos de evangelização”, exortou dom Paulo Jackson, segundo vice-presidente da CNBB.
:: Confira a mensagem de ano novo da CNBB
Fonte: CNBB
Papa ouve testemunhos, discursa e vê confrades no Timor-Leste
No Timor-Leste, Papa conheceu personagens importantes na propagação do evangelho no país.
Oração para pedir inspiração ao Espírito Santo
Aprenda a rezar ao Espírito Santo, pedindo Sua inspiração para iluminar suas ações, pensamentos e trazer ânimo às suas atividades diárias.
A presença da Igreja no Equador
Conheça a história da Igreja no Equador e como a Igreja se fortaleceu e cresceu ao longo dos anos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.