Notícias

Primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB acontece de 25 a 29 de abril

Encontro acontece em duas etapas: a primeira virtual e segunda presencial.

Escrito por Redação A12

20 ABR 2022 - 09H23 (Atualizada em 20 ABR 2022 - 14H49)

CNBB

A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece em duas etapas neste ano. A primeira acontece de 25 a 29 de abril, de forma virtual, e a segunda etapa ocorre de 29 de agosto a 2 de setembro.

Nesta primeira etapa serão discutidos temas que não exigem votação do episcopado, já na segunda etapa, serão tratados temas que exigem votação, como prevê o Estatuto da CNBB, como por exemplo as votações a respeito da revisão da tradução do Missal Romano.

O tema central deste ano é “Igreja Sinodal – Comunhão e Missão”, já caminhando em sintonia com o Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.

O encontro vai trabalhar com seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos - CETEL e para a Doutrina da Fé - CEPDF.

Neste primeiro encontro, os bispos vão preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro. Na carta convocatória da 59ª Assembleia Geral, o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, expressaram seus votos para o encontro.

“Permita o Bom Deus que nossa Assembleia seja rica e fecunda experiência de comunhão, fraternidade e compromisso com o anúncio da Palavra de Deus, geradora de comunidades eclesiais missionárias, em todos os recantos do nosso amado Brasil. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe e proteja com sua intercessão”.

Etapa presencial

A segunda etapa da Assembleia Geral da CNBB acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, e marcará o reencontro do episcopado depois de três anos.

Neste segundo momento, serão tratados assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem a presença para votação, como por exemplo a aprovação da terceira edição do Missal e do novo Estatuto da CNBB.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...