Notícias

Procissão Memória: tradição de fé que ilumina Aparecida

Caminhada da fé iluminou a noite do último dia da Novena Solene ao levar a imagem da Mãe Aparecida até o Porto Itaguaçu

Escrito por Giovana Marques

10 OUT 2025 - 15H08 (Atualizada em 12 OUT 2025 - 11H24)

Thiago Leon

Na noite do dia 11 de outubro, último dia da Novena Solene em honra à Padroeira do Brasil, os fiéis e moradores de Aparecida (SP) participaram da tradicional Procissão Memória.

Este momento emocionante e de profunda fé relembra a história da aparição da Imagem no Rio Paraíba, pelos pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso.

A caminhada partiu do Santuário Nacional por volta das 20h30, após a celebração da Novena Solene, até a Capela São Geraldo, no Porto Itaguaçu, local onde aconteceu a pesca milagrosa.

Iluminada pelas luzes das velas dos devotos, a imagem da Mãe Aparecida é admirada por seus filhos que caminham em oração, com os corações agradecidos pela Sua presença maternal. Cada vela representa um pedido ou agradecimento dos seus filhos.

Tradição de fé

Segundo o Centro de Documentação de Memória do Santuário Nacional, a procissão inicialmente acontecia no largo da Basílica Histórica, depois passou a acontecer ao redor do Santuário. Mas somente em 1994 é que o destino passou a ser o Porto Itaguaçu.

Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional de Aparecida Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional de Aparecida Registros da Procissão Memória dos anos 90

A explicação feita pelo, na época da mudança, reitor do Santuário, Pe. Jadir Teixeira da Silva, C.Ss.R., é de que a procissão rumo ao local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora veio da necessidade de conectar a comunidade do entorno com o Santuário Nacional, resgatando, assim, a cultura, a fé e a história dos moradores.

São anos de devoção celebrados pelos que aceitam o convite dos missionários redentoristas para peregrinar pelas ruas da Capital Mariana da Fé. O momento reúne inúmeros devotos que vêm ao Santuário de várias partes do Brasil.

O Carro Andor da Mãe Aparecida

Thiago Leon Thiago Leon

Neste ano, o carro andor que levou a imagem da Mãe Aparecida até o Porto Itaguaçu trouxe um barco com cardumes e em volta ondas formadas por flores

Ao final da Procissão Memória, os devotos retornaram ao Santuário Nacional para a Vigília Mariana, que preparou todos para a grande Festa do dia 12 de outubro. Por volta das 23h, deu-se início às celebrações para a Solenidade da Mãe Aparecida.

::. Você acompanha aqui toda a programação do dia 12 de outubro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...