Na noite do dia 11 de outubro, último dia da Novena Solene em honra à Padroeira do Brasil, os fiéis e moradores de Aparecida (SP) participaram da tradicional Procissão Memória.
Este momento emocionante e de profunda fé relembra a história da aparição da Imagem no Rio Paraíba, pelos pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso.
A caminhada partiu do Santuário Nacional por volta das 20h30, após a celebração da Novena Solene, até a Capela São Geraldo, no Porto Itaguaçu, local onde aconteceu a pesca milagrosa.
Iluminada pelas luzes das velas dos devotos, a imagem da Mãe Aparecida é admirada por seus filhos que caminham em oração, com os corações agradecidos pela Sua presença maternal. Cada vela representa um pedido ou agradecimento dos seus filhos.
Segundo o Centro de Documentação de Memória do Santuário Nacional, a procissão inicialmente acontecia no largo da Basílica Histórica, depois passou a acontecer ao redor do Santuário. Mas somente em 1994 é que o destino passou a ser o Porto Itaguaçu.
Registros da Procissão Memória dos anos 90
A explicação feita pelo, na época da mudança, reitor do Santuário, Pe. Jadir Teixeira da Silva, C.Ss.R., é de que a procissão rumo ao local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora veio da necessidade de conectar a comunidade do entorno com o Santuário Nacional, resgatando, assim, a cultura, a fé e a história dos moradores.
São anos de devoção celebrados pelos que aceitam o convite dos missionários redentoristas para peregrinar pelas ruas da Capital Mariana da Fé. O momento reúne inúmeros devotos que vêm ao Santuário de várias partes do Brasil.
O Carro Andor da Mãe Aparecida
Neste ano, o carro andor que levou a imagem da Mãe Aparecida até o Porto Itaguaçu trouxe um barco com cardumes e em volta ondas formadas por flores.
Ao final da Procissão Memória, os devotos retornaram ao Santuário Nacional para a Vigília Mariana, que preparou todos para a grande Festa do dia 12 de outubro. Por volta das 23h, deu-se início às celebrações para a Solenidade da Mãe Aparecida.
1/5





::. Você acompanha aqui toda a programação do dia 12 de outubro
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.