Na última quarta-feira (16), a Frente Parlamentar Mista de Combate à Fome definiu propostas legislativas prioritárias para combater a insegurança alimentar no país. O grupo promoveu reunião no plenário da Câmara dos Deputados, com a participação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e representantes da CNBB.
Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor Campanhas da CNBB e o assessor da Comissão Sociotransformadora da CNBB, frei Olávio Dotto, participaram desta assembleia para estreitar laços com diversas pessoas envolvidas e intencionadas a solucionar a questão da fome no Brasil. Isso porque a CNBB assume seu papel dentro deste processo com a Campanha da Fraternidade de 2023.
Na reunião o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, defendeu a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição para vincular um percentual mínimo de emendas parlamentares para ações de combate à fome e coleta assinaturas para apresentar a PEC. E ainda defendeu uma política permanente de renda mínima.
O coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Padre João, também defendeu a retomada das políticas de segurança alimentar e nutricional.
A Conferência Nacional dos Bispos já deu inicio à preparação da Campanha da Fraternidade de 2023. Foi realizado um seminário temático entre os dias 14 a 16 de março, para aprofundar e refletir questões relacionadas a este tema para elaborar o texto base da CF 2023.
O tema “Fraternidade e Fome”, já foi abordado em outras duas edições da Campanha da Fraternidade, em 1975 e 1985. Esta edição vai trabalhar o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Nesta reunião o tema da fome foi apresentado como “um problema crucial”.
“A cada dia fica mais evidente que a pandemia sanitária da Covid-19 agravou a situação de insegurança e vulnerabilidade social”, reforçou o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista.
O Papa Francisco também chamou a atenção para a fome, na Fratelli Tutti, chamando o atual sistema de assassino: “As crises sociais, políticas e econômicas fazem morrer à fome milhões de crianças, já reduzidas a esqueletos humanos por causa da pobreza e da fome; reina um inaceitável silêncio internacional”.

Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.