Notícias

Santa Sé nomeia novo reitor para o Colégio Pio Brasileiro

Padre Valdir Cândido de Morais assume direção de instituto, que tem 90 anos de história na formação permanente presbíteros do Brasil e de outros países

Escrito por Redação A12

16 ABR 2024 - 11H18 (Atualizada em 16 ABR 2024 - 12H02)

Catedral de Natal (RN)

Após a apresentação realizada pela Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Dicastério para o Clero do Vaticano nomeou nesta terça-feira (16) o Padre Valdir Cândido de Morais, do clero arquidiocesano de Natal (RN), como novo reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, pelos próximos três anos.

Em território potiguar, o monsenhor é pároco da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação desde agosto de 2012, ecônomo da arquidiocese desde agosto de 2013 e vigário episcopal para a Administração desde janeiro de 2017. Padre Valdir também exerce a função de assessor do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano, e entre 2011 e 2012 foi presidente do Conselho de Alunos do Colégio Pio Brasileiro.

Catedral de Natal (RN)
Catedral de Natal (RN)


Trajetória na Igreja

O padre de 51 anos ingressou no seminário de São Pedro em 1995, e foi ordenado em 12 de dezembro de 2002. Entre as funções realizadas nestas duas décadas de sacerdócio, foi vigário, pároco, dirigente espiritual do Encontro de Casais com Cristo, do Encontro de Jovens com Cristo e assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação de 2006 a 2010. Também foi professor na faculdade Dom Heitor Sales de 2013 a 2015 e no Seminário de São Pedro.

Pio Brasileiro, 90 anos de ensino e fraternidade

No início deste mês, o espaço destinado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países que vão à Roma para realizar estudos de pós-graduação, celebrou seus 90 anos de fundação.

“Constato a importância que essa benemérita instituição teve e tem na vida da Igreja toda do Brasil. Aqui residem uns 90 padres de tantas dioceses da nossa Igreja, preparando-se através de uma formação não só acadêmica a servir melhor em nossas igrejas particulares e nas diferentes instituições formativas e acadêmicas”, salientou o Diretor Espiritual do Colégio, Dom Armando Bucciol.

Vatican Media
Vatican Media


No Natal de 1927, o episcopado brasileiro enviou ao clero e aos fiéis uma Carta Pastoral Coletiva, apresentando as razões que justificavam a construção de um colégio próprio, em Roma, e, ao mesmo tempo, lançavam uma Campanha Nacional para recolhimento de fundos, a fim de realizar o ambicioso projeto. Em 1929, depois de superados todos os entraves, foi lançada a primeira pedra, iniciando-se, logo em seguida, a construção do edifício.

Em 3 de abril de 1934, foi celebrada sua inauguração. A turma fundadora, formada por 34 padres e seminaristas, saiu do Pio Latino. Como no Colégio anterior, também aqui a direção coube aos jesuítas. Isto se deu no pontificado do Pio XI. São João Paulo II, quando visitou o Colégio, em janeiro de 1982, assim se expressou: “O Colégio Pio Brasileiro é um pedacinho do Brasil em Roma”.

O número dos ex-estudantes ordenados bispos no colégio já ultrapassa os 170. Destes, alguns já foram eleitos cardeais, como Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom João Braz de Aviz, Dom Raymundo Damasceno de Assis, arcebispo emérito de Aparecida e Dom Sergio da Rocha, bispo primaz do Brasil.

.:: Quanto tempo de formação é necessário para tornar-se padre, irmão ou irmã?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...