Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Santuário Nacional acolhe programação do Jubileu dos Jovens

Programação teve inicio na quarta-feira (3) e acaba no sábado (6), com a Romaria da Juventude

Escrito por Laís Silva

05 SET 2025 - 15H04 (Atualizada em 05 SET 2025 - 16H01)

Laís Silva / Portal A12

Entre os dias 3 e 6 de setembro, o Santuário Nacional acolhe jovens de diversos cantos do Brasil, que vieram à Casa da Mãe para participar do Jubileu da Juventude, que reúne uma programação com Encontro de Responsáveis Diocesanos de Juventude, Seminário de jovens comunicadores e a Romaria Nacional da Juventude.

Cerca de 200 assessores e líderes jovens de todo o Brasil estão reunidos em Aparecida desde a última quarta-feira, participando do encontro de responsáveis diocesano. O evento conta com a presença de bispos, padres, diáconos e leigos, que estão engajados em partilhas e debates sobre a atualização do Documento 85 da CNBB, voltado à evangelização da juventude.

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, apresentou o caminho percorrido até as pesquisas nacionais realizadas em janeiro de 2025. Após 18 anos, a comissão propôs a atualização do documento na Assembleia Geral da CNBB de 2024 e segue trabalhando na sua reformulação.

É muito significativo a gente vir aqui em Aparecida, à Casa da Mãe Aparecida e aqui celebrarmos o Jubileu dos Jovens do Brasil. Em preparação tivemos um encontro nacional de responsáveis diocesanos e com jovens da comunicação, preparando pessoas para depois também levar esta missão de evangelizar”, afirma o bispo.

Melissa Tarrão participa do Encontro de Responsáveis Diocesanos de Juventude e compartilhou com o A12 a experiência em participar desta partilha, lembrando o constante pedido para sermos uma Igreja em Saída.

É bom estar aqui na Casa da Mãe Aparecida, é sempre um espaço muito acolhedor. A gente consegue resgatar e ter essa sintonia com a nossa Padroeira e esse encontro ele nos desafia. Ele traz a proposta da gente repensar o documento 85 para que a gente possa atualizá-lo, e é importante a gente fazer esse movimento. O papa Francisco sempre nos recordava que é importante ser a Igreja em Saída e trabalhar com juventude é um público que sempre nos desafia a estar inovando, pensando em melhorias. Então é importante a gente conseguir compreender como tá a realidade nas diversas regiões do país para poder pensar em como a gente consegue aprimorar o nosso trabalho com a evangelização da juventude”, Melissa Tarrão.

Ao conversarmos com alguns participantes do encontro, é possível identificar como a partilha é enriquecedora e necessária para o trabalho com os jovens em todo o país.

É bom estar aqui reunidos com as lideranças de todo o Brasil e ver que nós não estamos sozinhos nessa caminhada. Todos nós temos as nossas dificuldades e que nós podemos nos ajudar para conseguir construir uma Igreja que possa acolher o jovem e também manter, ter esse entendimento que não é só chegar até eles, mas nós precisamos manter eles, acolher eles para que eles permaneçam e consigam entender o que é ser igreja de fato”, explica Nayara Victor representante que participa do encontro.

Os participantes se reuniram em grupos para partilhas e colaborações nas pesquisas, e trocas de vivências, o que permite compreender melhor a realidade diante da espiritualidade, comunicação, fé e diálogo com a juventude.

“É sempre bom estar na Casa da Mãe, né? Aparecida é um lugar que nos acolhe. A juventude gosta de estar aqui e pra mim é sempre muito bom estar aqui e estar vivendo esse momento, onde as lideranças se encontram para poder partilhar sobre o trabalho com a juventude, sobre a realidade que a juventude vive hoje e com isso vai tendo as partilhas. A gente vai caminhando olhando as necessidades que são apresentadas com a cada necessidade da juventude a cada tempo que vai passando então os documentos que nos são apresentados pela CNBB, existem muitos documentos estudos que são feitos e isso nos ajuda a levar para nossa realidade paroquial, para realidade dos nossos grupos e assim conseguir ajudar os nossos jovens em todas as realidades que eles nos mostram, todas as dificuldades que eles apresentam pra nós”, diz Walkiria Brito, participante do encontro de responsáveis diocesanos.

A programação do Jubileu se encerra com a Romaria da Juventude, que acontece no sábado (06), mas Dom Vilson lembra da importância de manter a chama da evangelização acesa no coração do jovem depois do evento:

“Como é importante a gente poder celebrar, peregrinar, renovar nossa fé, renovar nossa esperança e, saindo daqui, sermos todos nós peregrinos de esperança, levar a esperança ao coração da juventude de nosso país”.


:: Amizade inesperada nasce no Jubileu dos Jovens em Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...