Notícias

São Beda inspirou Papa Francisco em seu lema pontifício

Primeiro a narrar os anos divididos entre antes e depois de Cristo, venerável serviu como modelo de misericórdia para o Santo Padre

Escrito por Alberto Andrade

25 MAI 2022 - 13H06 (Atualizada em 25 MAI 2022 - 14H31)

Francisanos.org

Em 13 de março de 2013, o então Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito sucessor de Bento XVI, como o 266º Vigário de Cristo, utilizando o nome de Francisco. Após cinco dias da sua eleição, foi divulgado o lema do seu pontificado que está gravado em seu brasão: “Com misericórdia o chamou”, inscrito em latim ("Miserando atque eligendo"), referindo-se à sua eleição pelo conclave.

Leia MaisSaiba qual é o problema de saúde que afeta o Papa Francisco10 Santos foram canonizados pelo Papa Francisco no Vaticano

Essa frase veio das homilias de São Beda Venerável, Santo que comemoramos neste 25 de maio.

Os escritos de Beda comentam o episódio da vocação de São Mateus (Mt 9,9) :

“Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Viu Jesus um publicano, e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: ‘Segue-me’).

O lema é seguido por Francisco desde quando foi eleito Bispo em Buenos Aires, na Argentina, pois sua conversão total a Cristo ocorreu justamente na festa de São Mateus, quando o jovem Bergoglio ainda tinha 17 anos, e foi tocado por Deus através do Sacramento da Confissão.

Em recordação deste acontecimento que marcou o início da sua consagração total a Deus na Sua Igreja, decidiu escolher, como mote e programa de vida, a expressão de são Beda.

Vatican Media
Vatican Media
Brasão do Pontificado do Papa Francisco


O Venerável

Beda nasceu entre os anos 672 e 673. Tornou-se diácono aos 19 anos e foi ordenado sacerdote aos 30, dedicando toda a sua existência ao estudo das Escrituras Sagradas. Seus únicos interesses eram aprender, ensinar e escrever sempre. Seus dias eram iluminados pela oração e o canto em coro.

Os frutos do seu conhecimento foram os inúmeros escritos teológicos, históricos e científicos, como também suas obras eruditas e pedagógicas. São Beda Venerável faleceu em 25 de maio de 735, em Jarrow, na Inglaterra, onde foi sepultado.

O título de “Venerável”, que Beda recebeu já durante a sua vida, pela sua fama de santidade e sabedoria, se difundiu rapidamente, tanto que o Conselho de Aquisgrana o descreveu como “Venerabilis et modernis temporibus doctor admirabilis Beda” (Beda, Venerável e magnífico Doutor dos nossos tempos). Por fim, o Papa Leão XIII o declarou, em 13 de novembro de 1899, Doutor da Igreja.

Antes e Depois de Cristo

Considerando que o nascimento de Jesus é o centro da história, Beda foi um dos primeiros a narrar os anos em suas obras , divididos em “antes de Cristo” e “depois de Cristo”.

“O Cálculo, por ele cientificamente elaborado para estabelecer a data exata da celebração da Páscoa e, portanto, todo o Ciclo do ano Litúrgico, tornou-se o texto de referência para toda a Igreja Católica” falou o Papa Bento XVI, em de 18 de fevereiro de 2009.


:: Entenda qual o problema de saúde do Papa Francisco


Fonte: Vatican Media

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...