Em 13 de março de 2013, o então Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito sucessor de Bento XVI, como o 266º Vigário de Cristo, utilizando o nome de Francisco.
Após cinco dias da sua eleição, foi divulgado o lema do seu pontificado que está gravado em seu brasão: “Com misericórdia o chamou”, inscrito em latim ("Miserando atque eligendo"), referindo-se à sua eleição pelo conclave, e o mesmo lema inicia o texto do seu testamento, divulgado nesta semana após a páscoa definitiva do Santo Padre.
Essa frase veio das homilias de São Beda Venerável, Santo que comemoramos no dia 25 de maio.
Os escritos de Beda comentam o episódio da vocação de São Mateus (Mt 9,9) :
“Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Viu Jesus um publicano, e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: ‘Segue-me’).
O lema é seguido por Francisco desde quando foi eleito Bispo em Buenos Aires, na Argentina, pois sua conversão total a Cristo ocorreu justamente na festa de São Mateus, quando o jovem Bergoglio ainda tinha 17 anos, e foi tocado por Deus através do Sacramento da Confissão.
Em recordação deste acontecimento que marcou o início da sua consagração total a Deus na Sua Igreja, decidiu escolher, como mote e programa de vida, a expressão de são Beda.

O Venerável
Beda nasceu entre os anos 672 e 673. Tornou-se diácono aos 19 anos e foi ordenado sacerdote aos 30, dedicando toda a sua existência ao estudo das Escrituras Sagradas. Seus únicos interesses eram aprender, ensinar e escrever sempre. Seus dias eram iluminados pela oração e o canto em coro.
Os frutos do seu conhecimento foram os inúmeros escritos teológicos, históricos e científicos, como também suas obras eruditas e pedagógicas. São Beda Venerável faleceu em 25 de maio de 735, em Jarrow, na Inglaterra, onde foi sepultado.
O título de “Venerável”, que Beda recebeu já durante a sua vida, pela sua fama de santidade e sabedoria, se difundiu rapidamente, tanto que o Conselho de Aquisgrana o descreveu como “Venerabilis et modernis temporibus doctor admirabilis Beda” (Beda, Venerável e magnífico Doutor dos nossos tempos). Por fim, o Papa Leão XIII o declarou, em 13 de novembro de 1899, Doutor da Igreja.

Antes e Depois de Cristo
Considerando que o nascimento de Jesus é o centro da história, Beda foi um dos primeiros a narrar os anos em suas obras, divididos em “antes de Cristo” e “depois de Cristo”.
“O Cálculo, por ele cientificamente elaborado para estabelecer a data exata da celebração da Páscoa e, portanto, todo o Ciclo do ano Litúrgico, tornou-se o texto de referência para toda a Igreja Católica”, falou o Papa Bento XVI, em 18 de fevereiro de 2009.
.:: Em fotos, confira 10 momentos inesquecíveis do Papa Francisco
Fonte: Vatican Media
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.