São Beda inspirou Papa Francisco em seu lema pontifício
Primeiro a narrar os anos divididos entre antes e depois de Cristo, venerável serviu como modelo de misericórdia para o Santo Padre

Em 13 de março de 2013, o então Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito sucessor de Bento XVI, como o 266º Vigário de Cristo, utilizando o nome de Francisco. Após cinco dias da sua eleição, foi divulgado o lema do seu pontificado que está gravado em seu brasão: “Com misericórdia o chamou”, inscrito em latim ("Miserando atque eligendo"), referindo-se à sua eleição pelo conclave.
Leia MaisSaiba qual é o problema de saúde que afeta o Papa Francisco10 Santos foram canonizados pelo Papa Francisco no Vaticano
Essa frase veio das homilias de São Beda Venerável, Santo que comemoramos neste 25 de maio.
Os escritos de Beda comentam o episódio da vocação de São Mateus (Mt 9,9) :
“Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Viu Jesus um publicano, e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: ‘Segue-me’).
O lema é seguido por Francisco desde quando foi eleito Bispo em Buenos Aires, na Argentina, pois sua conversão total a Cristo ocorreu justamente na festa de São Mateus, quando o jovem Bergoglio ainda tinha 17 anos, e foi tocado por Deus através do Sacramento da Confissão.
Em recordação deste acontecimento que marcou o início da sua consagração total a Deus na Sua Igreja, decidiu escolher, como mote e programa de vida, a expressão de são Beda.

Brasão do Pontificado do Papa Francisco
O Venerável
Beda nasceu entre os anos 672 e 673. Tornou-se diácono aos 19 anos e foi ordenado sacerdote aos 30, dedicando toda a sua existência ao estudo das Escrituras Sagradas. Seus únicos interesses eram aprender, ensinar e escrever sempre. Seus dias eram iluminados pela oração e o canto em coro.
Os frutos do seu conhecimento foram os inúmeros escritos teológicos, históricos e científicos, como também suas obras eruditas e pedagógicas. São Beda Venerável faleceu em 25 de maio de 735, em Jarrow, na Inglaterra, onde foi sepultado.
O título de “Venerável”, que Beda recebeu já durante a sua vida, pela sua fama de santidade e sabedoria, se difundiu rapidamente, tanto que o Conselho de Aquisgrana o descreveu como “Venerabilis et modernis temporibus doctor admirabilis Beda” (Beda, Venerável e magnífico Doutor dos nossos tempos). Por fim, o Papa Leão XIII o declarou, em 13 de novembro de 1899, Doutor da Igreja.
Antes e Depois de Cristo
Considerando que o nascimento de Jesus é o centro da história, Beda foi um dos primeiros a narrar os anos em suas obras , divididos em “antes de Cristo” e “depois de Cristo”.
“O Cálculo, por ele cientificamente elaborado para estabelecer a data exata da celebração da Páscoa e, portanto, todo o Ciclo do ano Litúrgico, tornou-se o texto de referência para toda a Igreja Católica”, falou o Papa Bento XVI, em de 18 de fevereiro de 2009.
:: Entenda qual o problema de saúde do Papa Francisco
Fonte: Vatican Media

Dom Armando Bucciol fala do trabalho da CNBB em promover a iniciação à vida cristã
Dom Armando Bucciol, falou do trabalho que a entidade vem desenvolvendo, ao longo da sua trajetória, para fortalecer a catequese no Brasil.

Pet friendly: Santuário Nacional está de portas abertas para o seu amigo de quatro patas
Muitas pessoas tem seu bichinho de estimação como um verdadeiro membro da família e é muito comum viajar e passear com eles. Na Casa da Mãe o seu pet é muito bem-vindo.

CNBB reafirma sua posição em defesa da vida humana
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, divulgou nota na qual reitera sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a concepção até a morte natural.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.