Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Secretário-geral da CNBB: “Que a paz floresça na Ucrânia”

Dom Ricardo Hoepers participou da sessão solene na Câmara dos Deputados e deixou uma mensagem de esperança e fim do conflito no Dia Nacional da Ucrânia

Escrito por A12

27 AGO 2025 - 12H03 (Atualizada em 28 AGO 2025 - 08H34)

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, participou na última segunda-feira (25) da sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pelo Dia Nacional da Ucrânia. A sessão foi proposta pelo deputado federal Paulo Bilynskyj, de São Paulo.

Dom Ricardo discursou aos presentes no plenário, afirmando que a presença da CNBB na sessão é um gesto de fraternidade e solidariedade ao povo ucraniano no Dia Nacional da Ucrânia.

As relações entre os povos do Brasil e Ucrânia tiveram início ainda no século XIX, com os primeiros imigrantes ucranianos que aqui chegaram. O Brasil abriga a maior comunidade ucraniana na América Latina. Estima-se que entre 500 e 600 mil ucranianos e descendentes de ucranianos vivam no Brasil, a maioria no estado do Paraná.

.:: LEIA MAIS: Irmãs Franciscanas são sinais de paz na Ucrânia

O bispo lembrou do Dia de Jejum e Oração, que aconteceu na última sexta-feira (22), convocado pelo Papa Leão XIV em favor da Paz e pelas vítimas das guerras, entre elas as envolvidas no conflito na Ucrânia:

“O papa Leão XIV convocou recentemente a Igreja a um dia de oração e de jejum pela paz. E atendendo a esse apelo, também hoje, nós elevamos a nossa súplica para que esta paz floresça na Ucrânia e em tantas regiões marcadas pela guerra”, disse dom Ricardo Hoepers.

“Hoje, nós renovamos esse vínculo de fraternidade, certos de que, ao rezarmos juntos, ao unirmos as nossas vozes e corações, ajudamos a construir um caminho de paz verdadeira, uma paz justa que respeita a dignidade e a liberdade do povo ucraniano”, prosseguiu.

No final de sua fala, dom Ricardo exortou todos a invocar a intercessão de Maria, Rainha da Paz, para que console as famílias, fortaleça os corações, inspire os líderes e nações a buscarem juntos a reconciliação, e agradeceu com a saudação nacional ucraniana: "Slava Ukraini!" (Glória à Ucrânia).

O conflito

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022. Na ocasião, a Rússia avançou sobre parte do território ucraniano. A ofensiva foi uma resposta ao avanço da OTAN (organização do Tratado do Atlântico Norte), organização militar na qual a Ucrânia pleiteia seu ingresso. A Rússia justifica o conflito para impedir o cerco à sua fronteira por parte da OTAN.

O presidente russo, Vladmir Putin, acusa também o governo ucraniano de genocídio contra ucranianos de origem étnica russa que vivem nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk. Pelo lado ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky não aceita o fim do conflito, mesmo com evidente inferioridade militar em relação aos russos. Ele segue buscando apoio militar e financeiro dos países ocidentais para manter a resistência.

.:: LEIA MAIS: Bispo ucraniano após encontro com Leão XIV: Levo a bênção do Papa ao meu país sofredor 

Fonte: www.cnbb.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...