Estão abertas as inscrições para profissionais da saúde atuarem no Barco Hospital Laguna Negra 2024, a missão que acontecerá de maio a julho é uma parceria entre a Comunidade Epifania, a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea.
O Barco Hospital foi desenvolvido desde 2007 pela Comunidade Epifania e atende comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.
O projeto precisa de profissionais de saúde voluntários para atuarem na região e os requisitos são ter disponibilidade e formação em uma das especialidades necessárias: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal e outros. Leia MaisMissão Jovem na Amazônia desperta o ardor missionário
De acordo com Eliana Machado, missionária da Comunidade Epifania, a comunidade organiza a coordenação da missão com apoio da Arquidiocese de Vitória e da Prelazia de Lábrea, por meio do Projeto Igreja-irmã, que realiza coletas para manutenção da viagem, com combustível e alimentação, mas a principal doação é de medicamentos.
"No ano de 2023, realizamos aproximadamente 6 mil atendimentos à população ribeirinha e comunidades indígenas. Além de visitas missionárias, atividades pastorais e Celebrações Eucarísticas. Nosso desejo é sempre levar esperança, caridade e amor aos nossos irmãos e irmãs da nossa Igreja-irmã de Lábrea. Todos os anos contamos com os voluntários da saúde que fazem essa missão junto com a Igreja".
Os interessados em se voluntariar devem estar capacitados a exercer as funções designadas e se inscrever até o dia 31 de janeiro, no site epifania.org.br.

Em 2007 a Comunidade Epifania iniciou uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama.
Durante a missão, o trabalho com a população ribeirinha tornou-se um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. Doris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade, sentiu uma inspiração para iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente por meio de um Barco-Hospital que percorreria a calha do Rio Purus com a finalidade de levar atendimento médico e odontológico a essa comunidade.
A situação da saúde no local é alarmante. As sedes dos municípios dispõem de pequenos hospitais, que funcionam sem nenhuma estrutura. É fácil presenciar pessoas morrendo devido à picada de cobra por falta de soro antiofídico nos hospitais da região. As doenças tropicais, muito comuns nas enchentes e vazantes, fazem verdadeiros estragos, principalmente com as crianças.
Fonte: Epifania.org , Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.