Notícias

Seminário Nacional de Catequese acontece em julho

Evento faz parte da comemoração aos 30 anos do Catecismo da Igreja

Escrito por Lais Silva

06 JUL 2022 - 14H59 (Atualizada em 06 JUL 2022 - 16H09)

No dia 11 de outubro de 1992 foi realizada a publicação do Catecismo da Igreja Católica, que completa, em 2022, 30 anos. A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB tem realizado uma programação de eventos comemorativos e atividades formativas para celebrar a data.Leia MaisPapa: "Catequese deve ser antídoto para casamentos com fundamentos fracos"Aprenda sobre o tempo litúrgicoDesafios e possibilidades da Catequese no meio digitalDom Leomar Brustolin fala sobre desafios da catequese no pós-pandemia

Entre os dias 11 e 15 de julho, a Comissão realiza o Seminário Nacional de Catequese, a formação acontece de forma online, com transmissão pelo YouTube da CNBB e da Catequese no Brasil, desta vez o tema será o “Catecismo da Igreja Católica: 30 anos”.

O seminário tem como objetivo aprofundar temáticas presentes no Catecismo, para levar ainda mais conhecimento para os cristãos católicos.

O padre Jânison de Sá deixou um convite para que todos participem do Seminário.

“Caríssimo irmão, querido irmão, gostaria de os convidar para o Seminário Nacional de Catequese, nos dias 11 e 15 de julho, sempre às 19:30, com o tema: “Catecismo da Igreja Católica: 30 anos”. Teremos a programação diferenciada com temas pertinentes, importantes, que estão presentes no Catecismo da Igreja Católica. Você é nosso convidado e vamos procurar convidar também outras pessoas para participar, agentes de pastorais, catequistas e pessoas que atuam nos movimentos eclesiais, enfim, todo o povo de Deus está convidado a participar desse momento tão importante que é o nosso Seminário Nacional de Catequese”.

Confira a programação:

11/07 – Segunda-feira: Saudações de dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; e dom Jaime Spengler, vice-presidente da CNBB.

Conferência – O Catecismo da Igreja Católica e sua importância para a missão da Igreja, com dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e professor na PUC Rio .

12/07 – Terça-feira: Saudação de dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica – Antigo Testamento, com frei Vicente Artuso, professor na PUC Paraná.

2ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica- Novo Testamento, com Cláudio Vianney Manzoni, professor na Universidade Católica de Pernambuco.

13/07 – Quarta-feira: Saudação de dom Waldemar Passini Dalbello, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

Conferência – Patrística no Catecismo da Igreja Católica, com padre André Luiz Rodrigues da Silva, professor na PUC Rio.

14/07 – Quinta-feira: Saudação de dom Armando Bucciol, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Aspectos cristológicos no Catecismo da Igreja Católica, com irmã Sueli da Cruz Pereira, membro do Grupo de reflexão bíblica e catequética da CNBB.

2ª Conferência – Aspectos mariológicos no Catecismo da Igreja Católica, com irmã Maria Freire, professora na PUC SP.

15/07 – Sexta-feira: Saudação de dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB.

Conferência – Catequética e pastoral no Catecismo da Igreja Católica, com o padre Abimar Oliveira de Moraes, professor na PUC Rio.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica foi publicado no ano de 1992, e apresenta a doutrina católica e está organizada em quatro partes: fé professada, fé celebrada, fé vivida e a fé rezada. As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...