Notícias

Papa: "Catequese deve ser antídoto para casamentos com fundamentos fracos"

Escrito por Lais Silva

18 JUN 2022 - 07H00 (Atualizada em 21 JUN 2022 - 08H07)

freepic.diller/Freepik

O Dicastério para Leigos, a Família e a Vida, elaborou um documento “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial”, essas diretrizes oferecem aos líderes, aos cônjuges e a todos os que trabalham na pastoral da família, uma visão e uma metodologia renovada da preparação para o matrimônio.

O documento se chama “Amoris laetitia”, e nele o Papa Francisco convoca para celebrar os cinco anos de publicação da exortação sobre família, que aconteceu em 2016. E conta que a catequese deve ser antídoto contra os casamentos com pilares fracos.

"A grave preocupação de que, com uma preparação muito superficial, os casais corram o risco real de celebrar um matrimônio nulo ou com fundamentos tão fracos que 'desmoronem’ em pouco tempo e não possa resistir até mesmo às primeiras crises inevitáveis”.

De acordo com Francisco, a Igreja tem que ser auxilio nas escolhas dos cristãos e não pode dedicar tempo somente a aqueles que escolhem seguir a vida religiosa, mas também a aqueles que se preparam para o matrimônio.

“A Igreja é uma mãe, e uma mãe não tem preferências entre seus filhos. Ela não os trata de forma desigual, dá a todos o mesmo cuidado, a mesma atenção, o mesmo tempo. Dedicar tempo é um sinal de amor: se não dedicamos tempo a uma pessoa, é sinal de que não a amamos. A Igreja dedica muito tempo, vários anos, à preparação dos candidatos ao sacerdócio ou à vida religiosa, mas gasta pouco tempo, apenas algumas semanas, aos que se preparam para o matrimônio"

A família é peça importante em toda a sociedade e a Igreja deve saber que preparar casais para o matrimônio é preparar casais na formação de uma nova família.

“É um dever de justiça que a mãe Igreja dedique tempo e energia para preparar aqueles que o Senhor chama para uma missão tão grande como a família”.

Papa descreve de forma assertiva os caminhos que a Igreja deve seguir para uma preparação matrimonial.Leia MaisVocê sabe como escrever os votos de casamento?O que o casamento representa para a Igreja Católica?Não quero ter filhos. A Igreja pode se negar a realizar meu casamento?

Antes de tudo, um olhar sobre o futuro da família, com uma preparação muito remota para a vocação matrimonial. Na verdade, trata-se de preparar o terreno, começando a trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, plantando sementes cujos frutos poderão ser vistos nos próximos anos. Jovens que, caso contrário, provavelmente nunca se casariam. Isto porque a proposta não é simplesmente renovar a preparação imediata para o casamento, mas criar uma pastoral vocacional que anuncie às crianças e aos adolescentes a vocação ao matrimônio, de modo que eles sejam acompanhados pela descoberta gradual de um chamado à vida familiar cristã. De fato, hoje em dia uma preparação rápida dos noivos, pouco antes da celebração do rito, não é mais suficiente para que a Igreja cuide verdadeiramente daqueles que o Senhor chama para casar e construir uma família cristã”.

O novo documento está estruturado em três etapas: preparação para o matrimônio, celebração do matrimônio e acompanhamento dos primeiros anos de vida conjugal. Trata-se de “percorrer um importante trecho do caminho junto com os casais em sua trajetória de vida, mesmo após o casamento, principalmente quando podem passar por crises e momentos de desânimo”.

O Papa espera que depois deste primeiro, outro documento seja feito o mais rápido possível e que deseja que com isso os casais saibam que a Igreja não os abandona.

“Amadureçam na certeza de que em seu vínculo há a mão de Deus” Papa Francisco - Amoris Laetitia

Fonte: Vatican News, ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...