Notícias

União de culturas pela fé: Romaria Nipo-brasileira chega ao Santuário

XXV Romaria a Aparecida da Comunidade Nipo-Brasileira esteve presente na Santa Missa

Escrito por Isabela Araujo

07 AGO 2022 - 12H18 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 08H17)

Isabela Araújo

Leia MaisBispo de Petrópolis prega em defesa dos católicos perseguidosSantuário Nacional recebe Romaria da Diocese de Luziânia (GO)

Neste domingo, 07 de agosto, o Santuário Nacional acolheu na Santa Missa das 10h, a XXV Romaria da PANIB (Pastoral Nipo-Brasileira).

A celebração foi presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba/SP e primeiro Bispo com ascendência japonesa nomeado no Brasil.

Para Dom Júlio, o sentimento em celebrar a Santa Missa com a presença da PANIB é de gratidão, principalmente por conta de todo o período de emergência pandêmica que enfrentamos nos últimos tempos.

Isabela Araújo
Isabela Araújo


O Arcebispo Metropolitano de Sorocaba compartilhou, em entrevista ao A12, sobre o exemplo que foi Monsenhor Nakamura, missionário e sacerdote católico.

“Hoje o dia também da vocação presbiteral, queremos apresentar um exemplo de sacerdote, de missionário, que foi o Monsenhor Nakamura, que trabalhou aqui no Brasil, veio para o Brasil quando já era idoso, e serviu e trabalhou aqui de maneira exemplar. Dedicou a sua vida pela evangelização dos japoneses e também dos descendentes”, compartilha Dom Júlio.

Monsenhor Nakamura foi um missionário que pregava e vivia a fidelidade a Cristo, sendo um exemplo de homem que tinha a fé como combustível da vida. Em reconhecimento ao seu trabalho de evangelização, foi iniciado em 2009 o seu processo de beatificação junto ao Vaticano.

Isabela Araújo
Isabela Araújo


A Romaria deste ano tem como tema: “Com Maria proclamamos as maravilhas de Deus” e como lema: “Gratos pelo passado e cheios de esperança para o futuro”. Dom Júlio, ao explicar sobre o significado do lema, aborda que a história da Imigração dos Japoneses ao Brasil é de muito sofrimento e luta, mas também de evangelização.

“Muitos japoneses vieram para o Brasil e aqui conheceram Jesus Cristo. É o caso também dos meus avós, que não eram católicos e foram atraídos a fé cristã por discípulos missionários que viviam com sinceridade, com alegria a própria fé e esperança no futuro”, conta o Missionário da PANIB.

Isabela Araújo
Isabela Araújo


Este encontro de culturas entre japoneses e brasileiros, que foi possível prestigiar hoje no Santuário Nacional, mas vemos diariamente em meio a nossa vivência, é um grande exemplo para Dom Júlio.

“Isso mostra de modo muito concreto e real o que é um encontro das culturas, muitas vezes as diferenças culturais tem, infelizmente em nosso mundo, sido causa de conflitos e também de guerras.

Eu acho que o que aconteceu aqui no Brasil entre a cultura brasileira e a cultura japonesa é um exemplo a ser seguido. E isso se deu também por conta da fé cristã, eu penso que a fé cristã foi o que possibilitou, de maneira decisiva e determinante, este encontro cultural”, finaliza o Arcebispo Metropolitano.

Durante a Santa Missa, os fiéis receberam a bandeira do Brasil e do Japão, foram saudadas memórias aos membros da PANIB, bem como homenagem a Monsenhor Nakamura e a apresentação da Nossa Senhora do Japão. Além disso, leituras e orações também foram presididas em japonês e a celebração contou com procissão de entrada da Romaria e símbolos missionários da cultura japonesa.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...