Tudo no Santuário Nacional de Aparecida tem um significado. Os fiéis que visitam a Basílica nem sempre sabem de todas as curiosidades e histórias que o espaço apresenta.
Rodrigo Lemos, monitor cultural, explicou em entrevista ao A12 os significados dos pisos do Santuário Nacional. E são tantos os significados apresentados na arte sacra de Cláudio Pastro que a equipe preparou um conteúdo em vídeo para mostrar cada um.
“Cada detalhe que foi colocado aqui no Santuário toda nossa ornamentação litúrgica sacra, inclusive o piso. Tudo tem seu sentido. Tudo tem sua razão de ser aqui".
Uma das curiosidades explicadas na entrevista é que os pisos no entorno do Altar Central representam uma grande onda, que faz alusão ao amor de Cristo por nós.
“O significado do piso do Altar ele é belíssimo. Pra quem já fez a visita à Cúpula Central, participou da missa pela TV Aparecida, já percebeu esse ziguezague em torno do presbitério do Altar. Ele é o movimento das águas, das ondas de um lago.
O mais interessante é que Cláudio Pastro, que é o artista que ornamentou grande parte do Santuário Nacional, utiliza um pouco da cultura indígena, e aqui esse tracejado em ziguezague é uma forma indígena marajoara da representação das ondas de um lago. De fato, o Altar é como se fosse uma pedra lançada no lago.
Cláudio Pastro fala do Cristo que desce do céu para se fazer presente no meio de nós. Assim como nós jogamos uma pedra no meio do lago, onde a pedra cai ela vai formando ondas ao seu redor. Aqui no Santuário, nós percebemos nos quatro lados principais as ondas que vão se espalhando, espalhando o amor de Deus que é emanado aos quatro cantos do mundo”.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.