No fatídico dia 02 de fevereiro do ano de 2023, o mundo se despediu de uma grande profissional do meio jornalístico, Glória Maria. Uma mulher que quebrou barreiras e preconceitos num país tão preconceituoso e racista como o Brasil. Ela ocupou o seu espaço na sociedade e não teve medo de ir adiante, construindo a sua história e com isso, deixou o exemplo para várias mulheres negras que almejam ter o seu espaço.
Refletir sobre o espaço da mulher no mundo, nos recorda primeiramente que elas não possuem nada que diferenciem dos homens; dentro da lei, possuem os mesmos deveres e direitos como cidadãs e cidadãos, mesmo que em muitos casos, a mulher é colocada de lado e impedida de conseguir seus direitos. Leia Mais A dignidade da mulher desde GênesisTrês mulheres, três vocações, uma mesma santidade
Ser mulher negra, num país onde a maior taxa de assassinato é referente a mulheres negras, requer muita audácia e perspicácia para crescer e garantir seu espaço numa sociedade tão desigual, preconceituosa e racista. Glória Maria foi uma destas grandes mulheres, que ao longo de sua vida quebrou as barreiras que lhe impediam de crescer, e construiu sua história com sua luta e o suor de seu trabalho, tão grandioso para todos os brasileiros.
Uma mulher negra, foi a primeira a aparecer ao vivo e em cores na televisão brasileira; conseguiu grandes entrevistas com famosos hollywoodianos; com Michel Jackson, enfim, uma mulher a frente de seu tempo que soube ultrapassar os paradigmas impostos por uma sociedade desigual e racista, tornando-se um ícone para o telejornalismo nacional e internacional.
Um exemplo de determinação e coragem para seguir os próprios sonhos, sem medo de enfrentar o preconceito e o racismo estrutural. O legado deixado por esta mulher é um marco histórico para todas as mulheres que almejam conquistarem seus espaços e garantir seus direitos.
Onde é o espaço da mulher? Bom, onde ela se sentir melhor. Para que possamos realmente dizer que vivemos numa sociedade da paz, devemos garantir que todos terão seus direitos garantidos, não importa se são homens ou mulheres, negros ou brancos, todos formam uma nação.
CNBB reforça legado de humildade e fé do Papa Francisco
Coletiva de imprensa traz posicionamento da Igreja do Brasil diante da perda do Santo Padre
Bispos de todo o mundo agradecem pelo serviço do Santo Padre à Igreja
Confira as notas de luto e gratidão dos bispos de vários países pela alma do Santo Padre.
Líderes mundiais se despedem do Papa Francisco
Presidente Lula, Javier Milei e Donald Trump prestaram homenagens ao Pontífice
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.