Este ano de 2025 marca o décimo aniversário dos “Motu Proprio” (Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus), documentos que reformaram o processo de declaração de nulidade do matrimônio na Igreja Católica.
O Papa Francisco, participou nesta sexta-feira (31), da inauguração do Ano Judiciário do Tribunal da Rota Romana, no Vaticano, e relembrou que um dos principais objetivos dessas reformas não foi favorecer a nulidade, mas sim tornar os processos mais acessíveis e ágeis, colocando o bispo diocesano no centro da administração da justiça na Diocese.
Antes de explicar sobre a nulidade, é importante relembrarmos a importância e a seriedade que é a decisão de se casar.
O sacramento do matrimônio é uma aliança de amor que o homem e a mulher fazem em Cristo, se unindo em uma aliança de amor. Por tanto este sacramento é união para a vida toda. Leia MaisPosso dar “um tempo” no meu casamento?
Para que o casamento seja verdadeiramente um sacramento, uma união de vidas em Cristo, é fundamental que o casal possua a liberdade interior para desejar essa união e que o amor seja autêntico. Somente aqueles que constroem suas vidas em Cristo podem edificar seu relacionamento na rocha do amor, tornando-se um só corpo e um só coração.
Quando a Igreja fala em nulidade matrimonial, ela não está falando em cancelar ou anular um casamento, tanto que o termo não é anulidade, mas sim nulidade. O Missionário Redentorista Pe. Camilo nos explica melhor este termo:
“A Igreja reconhece que aquela união foi nula, ou seja, não houve sacramento, pois faltaram elementos essenciais para que houvesse a profunda comunhão de vida. Então nulidade matrimonial que acontece após todo um processo de estudo do casamento é quando a Igreja diz que na vida deste casal não houve o sinal sacramental”. Leia MaisTrês conselhos do Papa Francisco para o seu casamento
Mas existem alguns pontos para esclarecer aos fiéis sobre a nulidade matrimonial, ela não é feita por algo que aconteceu após o sacramento, mas sim durante a sua decisão, durante o processo para que ele aconteça.
“É importante esclarecer que o que torna um casamento nulo não são as coisas que acontecem depois do casamento, mas sim na preparação dele, quando faltou a verdade do amor e a plena liberdade do coração de ambos”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.