Este ano de 2025 marca o décimo aniversário dos “Motu Proprio” (Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus), documentos que reformaram o processo de declaração de nulidade do matrimônio na Igreja Católica.
O Papa Francisco, participou nesta sexta-feira (31), da inauguração do Ano Judiciário do Tribunal da Rota Romana, no Vaticano, e relembrou que um dos principais objetivos dessas reformas não foi favorecer a nulidade, mas sim tornar os processos mais acessíveis e ágeis, colocando o bispo diocesano no centro da administração da justiça na Diocese.
Antes de explicar sobre a nulidade, é importante relembrarmos a importância e a seriedade que é a decisão de se casar.
O sacramento do matrimônio é uma aliança de amor que o homem e a mulher fazem em Cristo, se unindo em uma aliança de amor. Por tanto este sacramento é união para a vida toda. Leia MaisPosso dar “um tempo” no meu casamento?
Para que o casamento seja verdadeiramente um sacramento, uma união de vidas em Cristo, é fundamental que o casal possua a liberdade interior para desejar essa união e que o amor seja autêntico. Somente aqueles que constroem suas vidas em Cristo podem edificar seu relacionamento na rocha do amor, tornando-se um só corpo e um só coração.
Quando a Igreja fala em nulidade matrimonial, ela não está falando em cancelar ou anular um casamento, tanto que o termo não é anulidade, mas sim nulidade. O Missionário Redentorista Pe. Camilo nos explica melhor este termo:
“A Igreja reconhece que aquela união foi nula, ou seja, não houve sacramento, pois faltaram elementos essenciais para que houvesse a profunda comunhão de vida. Então nulidade matrimonial que acontece após todo um processo de estudo do casamento é quando a Igreja diz que na vida deste casal não houve o sinal sacramental”. Leia MaisTrês conselhos do Papa Francisco para o seu casamento
Mas existem alguns pontos para esclarecer aos fiéis sobre a nulidade matrimonial, ela não é feita por algo que aconteceu após o sacramento, mas sim durante a sua decisão, durante o processo para que ele aconteça.
“É importante esclarecer que o que torna um casamento nulo não são as coisas que acontecem depois do casamento, mas sim na preparação dele, quando faltou a verdade do amor e a plena liberdade do coração de ambos”.
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com o Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.