Rotular uma pessoa como conservador ou como progressista ao que parece, se tornou algo “normal” dentro de uma sociedade polarizada e cega para o próprio discurso de liberdade de expressão.
Leia Mais“Politicamente correto”: ajuda ou não?Em nota, CNBB lamenta uso da fé em campanhas políticasFixar o rótulo de conservador, dentro do âmbito eclesial caminha neste mesmo rumo, o termo “conservador” ficou reduzido e esvaziado de sentido, pois enquadra neste rótulo todos aqueles que utilizam de símbolos eclesiásticos como a camisa de clérgima, a casula aos domingos, um amito, uma alva, entre outros símbolos que fazem parte da liturgia da Igreja.
É incrível como dentro do âmbito eclesial, a rotulação de conservador ou progressista dificulta o convívio entre os clérigos, religiosos e religiosas. Quando o seminarista, o padre, o bispo, o irmão e/ou a irmã são rotulados como conservadores, começa-se uma verdadeira inquisição contra estas pessoas.

Aqueles e aquelas que taxam as pessoas como conservadores, se dizem “progressistas”, “defensores da Igreja em Saída”, defensores de um diálogo e de uma sinodalidade, mas não são capazes de dialogar com aqueles que querem seguir a liturgia da Igreja, não aceitam que um padre utilize aquilo que lhe é de direito, não aceitam que um religioso ou uma religiosa utilize seu hábito.
Devemos nos perguntar: o que é ser, realmente um conservador? Será que os rotuladores leram Edmund Burke, Joseph Ratzinger (Bento XVI), Hans Urs von Balthasar, Chesterton, Winston Churchill, Joseph de Maistre, para compreender o que realmente é ser um conservador? Será que realmente compreenderam o que é o pensamento conservador? Buscar manter aquilo que deu certo e que continua dando certo, dialogando sim com o desenvolvimento mas tendo ressalvas sobre o mesmo.
Rótulos, desmerecimentos, críticas, falta de compreensão, é isso que o “conservador” recebe daqueles que estão ao seu redor. A sociedade, hoje, estando polarizada, é um ambiente volátil para os dois lados da história. Precisamos ir além dos discursos belíssimos sobre diálogo, sinodalidade e misericórdia e passar para ações práticas e sólidas dentro da sociedade e da Igreja, para que assim possamos caminhar juntos em prol do Reino.
Padre Mauro Vilela e Padre Toninho Alves esclarecem sobre a consciência política
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.