A Igreja celebra em 14 de julho a memória de São Camilo de Léllis, conhecido como exemplo de caridade para os cristãos, padroeiro dos enfermos e profissionais da saúde. Ele fundou, em 1582, a Ordem dos Ministros Enfermos, também conhecida como Camilianos, que possui um carisma ao serviço dos doentes.
Em discurso aos Camilianos em maio do ano de 2022, o Papa Francisco destacou o individualismo e indiferença vividos nos nossos tempos e que a resposta cristã para essa realidade, que gera solidão e descarte, é sobretudo a caridade animada pela confiança na Providência.
“São Camilo de Léllis, transformado pelo amor de Deus, advertiu a chamada a dar vida a uma nova Família religiosa que, imitando a compaixão e a ternura de Jesus para com os sofredores no corpo e no espírito, vivesse o mandamento do amor difundindo com alegria o anúncio do Evangelho e ocupando-se dos mais frágeis.” afirmou o Papa Francisco.
Nascido em 1550, na Itália, São Camilo, de acordo com o Papa Francisco, assumiu o chamado de Deus, na prática da caridade, sendo um dos santos que mais se aproximam do que viveu o “bom samaritano” que se fez próximo ao irmão ferido pelo caminho. No Evangelho do último domingo, pudemos refletir sobre essa passagem:
“Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.” Lucas 10, 30-37
A conversão de São Camilo
Camilo de Lellis, antes de se tornar religioso, foi soldado e contraiu uma enfermidade na perna após lutar no exército veneziano contra os turcos. Posteriormente, ingressou como paciente e ajudante no hospital romano San Giacomo, porém ficou por poucos meses, foi despedido por ser “impaciente”. Com isso, retornou ao exército.
Além disso, ele foi viciado em jogos de azar e chegou a perder tudo o que possuía. Quando se viu na miséria, começou a trabalhar na construção de um convento em Manfredonia. Essa circunstância fez com que Camilo escutasse as pregações proferidas ali e assim, sem coração, foi mudando pouco a pouco até reconhecer que cometia muitos pecados e pediu perdão a Deus.
::. Fique por dentro de todas as notícias da Igreja pelo Canal do portal A12 pelo Whatsapp!
Logo após, ingressou para a Ordem dos Capuchinhos, porém foi impedido de fazer a profissão por conta da enfermidade que tinha na perna. Dessa forma, retornou ao hospital de San Giacomo como funcionário e se dedicou aos cuidados dos doentes.
São Camilo foi acompanhado por São Felipe Néri, responsável por ajudá-lo a se decidir pela sua vocação religiosa. O padroeiro dos enfermos fundou então outro hospital com mais dois companheiros, dando início à Congregação dos Ministros dos Enfermos.
Embora a congregação tenha passado por muitos desafios com a morte de muitos religiosos pela peste, por exemplo, que assolavam na época, ela se manteve heroicamente. São Camilo, também viveu todos esses anos sofrendo com sua enfermidade, renunciou à direção em 1607 e faleceu em 14 de julho de 1614, aos 64 anos.
São Camilo de Léllis foi proclamado padroeiro dos enfermos pelo Papa Leão XIII.
"Figuras de Santos como Camilo de Léllis permanecem modelos insignes de caridade social para todos os homens de boa vontade. Os Santos são os verdadeiros portadores de luz dentro da história, porque são homens e mulheres de fé, esperança e caridade." disse Bento XVI na Encíclica Deus Caritas Est.
Oração a São Camilo de Léllis
"Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos."
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória.
São Camilo, rogai por nós!
🙏Gostou de conhecer mais sobre o padroeiro dos enfermos e sua oração? Envie essa oração para as pessoas que estão precisando que você conhece!
Fortaleça sua vida espiritual com outras orações na página a seguir:
Fonte: ACI DIgital | Vatican News | Província Camiliana Brasileira
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com o Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.