Nesta última parte da Série Virtudes Teologais, falaremos sobre a caridade. Por meio desta virtude somos conduzidos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Leia MaisVirtudes teologais: EsperançaVirtudes teologais: a fé
Nosso Senhor, Jesus Cristo, é o maior exemplo para nós de quem manifestou seu amor plenamente a Deus Pai e a cada um de nós, em Sua entrega na cruz.
“Os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz: 'Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor' (Jo 15, 9). E ainda: 'É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei' (Jo 15, 12).” (Catecismo da Igreja (CIC), 1823).
O Catecismo da Igreja Católica nos oferece a compreensão de que a prática das demais virtudes é sustentada pela caridade. Ou seja, ela está acima das outras.

“Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade” (1 Cor 13, 13).
O CIC nos ensina também que a caridade ordena as outras virtudes entre si e a origem de suas práticas cristãs. Com a caridade nossa capacidade humana de amar ganha segurança, pois ela oferece a liberdade de filhos de Deus.
“Os frutos da caridade são: a alegria, a paz e a misericórdia; exige a prática do bem e a correção fraterna; é benevolente; suscita a reciprocidade, é desinteressada e liberal: é amizade e comunhão:
‘A consumação de todas as nossas obras é o amor. É nele que está o fim: é para a conquista dele que corremos; corremos para lá chegar e, uma vez chegados, é nele que descansamos’ “ (CIC,1829)
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.