Nesta última parte da Série Virtudes Teologais, falaremos sobre a caridade. Por meio desta virtude somos conduzidos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Leia MaisVirtudes teologais: EsperançaVirtudes teologais: a fé
Nosso Senhor, Jesus Cristo, é o maior exemplo para nós de quem manifestou seu amor plenamente a Deus Pai e a cada um de nós, em Sua entrega na cruz.
“Os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz: 'Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor' (Jo 15, 9). E ainda: 'É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei' (Jo 15, 12).” (Catecismo da Igreja (CIC), 1823).
O Catecismo da Igreja Católica nos oferece a compreensão de que a prática das demais virtudes é sustentada pela caridade. Ou seja, ela está acima das outras.
“Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade” (1 Cor 13, 13).
O CIC nos ensina também que a caridade ordena as outras virtudes entre si e a origem de suas práticas cristãs. Com a caridade nossa capacidade humana de amar ganha segurança, pois ela oferece a liberdade de filhos de Deus.
“Os frutos da caridade são: a alegria, a paz e a misericórdia; exige a prática do bem e a correção fraterna; é benevolente; suscita a reciprocidade, é desinteressada e liberal: é amizade e comunhão:
‘A consumação de todas as nossas obras é o amor. É nele que está o fim: é para a conquista dele que corremos; corremos para lá chegar e, uma vez chegados, é nele que descansamos’ “ (CIC,1829)
Papa: "A Páscoa é a festa da vida e da paz verdadeira!"
Na Urbi et Orbi, Papa Francisco convida ao desarmamento e destaca que a paz é construída com justiça, solidariedade e dignidade humana.
Páscoa é o triunfo da esperança!
A palavra “Páscoa” vem do hebraico “pesah”, que significa “passagem“. Com efeito, a primeira páscoa, aquela dos hebreus que saíram do Egito para a Terra Prometida, guiados por Moisés, foi uma grande passagem, da escravidão para a liberdade.
Com a Ressurreição, nos foi aberta a porta para a vida eterna
A Ressurreição de Cristo renova a esperança e convida a deixar para trás as pedras que impedem a alegria de viver.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.