Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 08 FEV 2019 - 11H04

Por que a Igreja usa incenso nas Missas?


Durante algumas celebrações da Eucaristia, principalmente em dias festivos, o incenso é utilizado. Mas por qual motivo esse elemento faz parte do rito? O que significa?

O incenso é mais um dos símbolos da Igreja Católica que passa importantes mensagens. Saiba quais são:

Leia Mais O que é nulidade matrimonial? Por que consagrar-se a Nossa Senhora? Católico pode ouvir música secular? Cristão pode assistir filme de terror?1. A Liturgia da Igreja é rica em ritos e símbolos. Todos os sinais sagrados são para expressar a presença de Deus junto ao povo e a adoração que o povo faz ao seu Deus e Salvador.

2. Na Celebração Eucarística, principalmente em festas e solenidades, é usado o incenso em alguns momentos da missa, como por exemplo: a incensação do altar, da cruz, da Imagem de Nossa Senhora ou do Padroeiro em dias festivos, do Evangeliário, das ofertas, do presidente da celebração, da assembleia, e o Pão e o Vinho consagrados.

3. Da mesma forma que a fumaça do incenso se eleva, queremos também que nossas preces, ofertas e nossa vida sejam elevadas ao coração de Deus. Como reza o Salmo 140, versículo 2: “Que minha oração suba até vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para vós sejam como a oferenda da tarde”.

4. Assim, é incensado tudo que se refere ao mistério divino e todas as coisas que a Deus são oferecidas. Por isso, o incenso utilizado na missa é um sinal que nos ajuda a elevar o pensamento e o coração em Deus e a acolher o mistério do seu amor em nossa vida.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.