Leia MaisQuem eram os Reis Magos e de onde vieram?Qual o significado dos presentes dos reis magos?Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar a tradicional árvore de Natal.
Mas quando fazer isso?
De acordo com Frei Faustino Paludo, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é em 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos. No entanto, o tempo do Natal só se conclui com a Festa do Batismo do Senhor.
“A Festa dos Reis é a última grande Festa do ciclo de Natal. Depois da festa do batismo de Jesus e festa dos Reis, inicia-se um novo tempo litúrgico. É a primeira parte do tempo comum, que se estende até a terça-feira de Carnaval”, diz frei Faustino.
O dia 06 de janeiro marca o momento em que os três Reis Magos encontraram o menino Jesus, revelando seu nascimento para o restante do mundo.
Enquanto o Ocidente celebra o Natal no dia 25 de dezembro, é nesta data de janeiro que o Oriente celebra o Natal. Devido à importância dessa data no Oriente, a Igreja de Roma passou então a celebrar a Festa dos Reis Magos. É a festa da manifestação de Jesus como salvador da humanidade – de todos os povos. 'Epifania' quer dizer manifestação.
“Para os cristãos, essa festa significa a acolhida da proposta salvadora de Deus para todos os povos. Três magos, representa o reconhecimento, acolhida da ação salvadora de Deus Pai, que se realizará por meio de Jesus Cristo”, ressalta o religioso.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos converteu-se na tradicional visitação feita pelos “três Reis Magos”, denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
No Brasil, as festividades ganham tom com as tradicionais "Folia de Reis", que, segundo frei Faustino, em pesquisa literária, a tradição chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização.
Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazida pelos jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.

Festa da Epifania
A Festa da Epifania surgiu no Oriente como a festa do nascimento de Jesus. É o Natal do Oriente. A exemplo de Roma, nos primeiros dias de janeiro celebrava-se a festa da concepção do deus Hélio (deus sol) pela virgem deusa Coré. No século IV, esta festa chega ao Ocidente e é celebrada de forma diferente. Passa a ser a festa dos Reis Magos.
Nesta época, a Igreja não celebrava nenhuma das duas festas: dos Reis Magos e a manifestação de Jesus às nações. A Epifania transformou-se numa festa popular na Idade Média, na época em que as supostas relíquias dos Reis foram transferidas de Milão para Colônia, na Alemanha. O Evangelho de Mateus (2, 1-12), não fala de reis, mas de magos. E nem revela o nome e quantos eram.
Os nomes de Gaspar, Melquior e Baltazar são conhecidos no século IX. No fim da Idade Média, havia o costume de se abençoar as casas com água e incenso bentos no dia 6 de janeiro. As casas abençoadas eram assinaladas nas portas com as letras C + M + B = Christus Mansionem Benedicat (Cristo abençoe esta casa). A piedade do povo associou as letras ao nome dos Reis Magos (cf. A.ADAM. O Ano Litúrgico, p.145).
Batismo de Jesus
No domingo após a Epifania, a Igreja celebra o Batismo de Jesus no rio Jordão. Nesse dia, seria aconselhável que as comunidades, refletindo sobre o Batismo de Jesus, renovassem as promessas batismais. “A celebração do Batismo de Jesus encerra o tempo do Natal e abre as portas para os domingos do Tempo Comum”, ressalta o frei.
Padre Rodrigo Arnoso nos explica sobre esta manifestação no tempo do Natal
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...