Redentoristas

Com São José, somos chamados à participação e ao envolvimento na vida da Igreja

52.ª Semana Vocacional termina com convite a ser Igreja em Saída

Escrito por Luciana Gianesini

22 AGO 2021 - 19H46 (Atualizada em 22 AGO 2021 - 20H37)

Gustavo Cabral/A12

Ao cair da tarde deste domingo (22), na missa das 18h, no Altar Central do Santuário Nacional, celebramos o fim desta 52ª Semana Vocacional, iniciativa do Secretariado Vocacional Redentorista. Inspirada pelo Ano de São José, ao longo de toda a semana, as reflexões giraram em torno do exemplo, testemunho e vocação do Pai Adotivo de Jesus, à luz do tema “Com São José, responder ao chamado de Deus”.

A liturgia do domingo fala das escolhas, e nós, cristãos, sabemos que devemos nos decidir por Jesus, pois só Ele tem palavras de Vida Eterna. A Semana Vocacional, à luz da espiritualidade Josefina, quer nos inspirar a acreditar em nossos sonhos e nos por a caminho daquilo para o que Deus nos chamou e continua chamando, a cada um, de modo especial. E com Nossa Senhora, Mãe das Vocações e primeira leiga, queremos aprender a responder prontamente a esse chamado: “Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

A celebração foi conduzida pelo padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior provincial da Congregação do Santíssimo Redentor, e concelebrada por diversos missionários redentoristas, entre eles o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12

Em sua homilia, o padre Marlos destacou, primeiramente, que a Igreja precisa de participação e envolvimento. Recordando as primeiras comunidades, onde o povo precisou escolher entre fugir da escravidão do Egito ou servir àqueles deuses, o sacerdote lembrou que, naquele tempo, muitas pessoas já não se lembravam da história do Êxodo, tal como hoje, quando muitas pessoas não têm conservada a memória histórica do País, estando fadadas à escravidão à qual estão submetidas caso não se tornem promotoras da justiça e da mudança.

Falando depois sobre o relacionamento de Cristo com a Igreja, que deve iluminar a nossa vida, padre Marlos lembrou que essa relação se estabelece através de nossas próprias relações interpessoais, quando perdemos a oportunidade de refletir Jesus. Tal como menciona a segunda leitura, nas relações familiares, em especial entre marido e mulher, que haja o respeito, o amor e a promoção um do outro. “Assim como Cristo ama a Igreja, marido e mulher devem se amar”, destacou.

Também ressaltou que quem quer uma religião superficial, sem compromisso, não é verdadeiro seguidor de Jesus, pois Ele deseja autenticidade. Ele quer que ultrapassemos a fé para chegar ao seguimento.

Por isso, Pedro responde: “A quem iremos, Senhor, se só Tu tens palavras de vida eterna?” (cf. Jo 6, 68) Isso é assumir, de verdade, a nossa vocação cristã. Não podemos fazer como os outros fazem. "O seguimento de Jesus implica renúncias e identificação com a pessoa de Jesus. E isso aprendemos de Maria. Quando nos aproximamos Dela, não nos distanciamos de Jesus", disse o missionário redentorista.

Por fim, o provincial desejou que todos nós nos sintamos renovados em nossa vocação e em nosso compromisso de leigos da escola de Maria, discípulos de Jesus. "Maria, ajudai-nos a dar nosso sim em nosso dia a dia e na nossa vida!", rezou.

Ao final da celebração, foi rezada a Oração Vocacional de São José, por um jovem vocacionado.

>> Clique aqui para rezar.

Por fim, Padre João Paulo de Oliveira Ramos, que faz parte da equipe vocacional, expressou seus agradecimentos pela realização da Semana Vocacional, lembrando que, pela graça do batismo, todos nós somos vocacionados. Rezou também a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Confira a galeria de fotos da celebração:


Seja um missionário redentorista! Acesse a12.com/vocacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...