No Angelus deste domingo (18), o Papa Francisco explicou a dificuldade de compreender as escolhas de Jesus porque elas muitas vezes ultrapassam a mentalidade comum, mas que só ele tem 'palavras de vida eterna'.
Neste domingo (25), reunido aos fiéis e peregrinos na tradicional oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, Papa Francisco refletiu o Evangelho do dia (Jo 6,60-69), sobre a resposta de São Pedro a Jesus, que testemunha a amizade e a confiança que ligam os discípulos a Cristo, comentou o Pontífice na alocução que precedeu o Angelus.
“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. (Jo 6,68)
O Santo Padre explicou que Pedro pronunciou essa expressão num “momento crítico” e de discurso de Jesus, que muitos não compreenderam e o abandonaram.
“Não é fácil segui-Lo. No entanto, entre os muitos mestres daquele tempo, Pedro e os outros apóstolos só encontraram nele a resposta à sede de vida, à sede de alegria, à sede de amor que os anima; só graças a Ele experimentaram a plenitude de vida que procuram, além dos limites do pecado e até da morte. Portanto, eles não vão embora: na verdade, todos, exceto um, apesar de muitas quedas e arrependimentos, permanecerão com Ele até o fim (João 17:12).”
O Papa, explica a dificuldade de compreender as escolhas de Jesus porque elas muitas vezes ultrapassam a mentalidade comum:
“Também para nós, de fato, não é fácil seguir o Senhor, compreender o seu modo de agir, fazer nossos os seus critérios e os seus exemplos: para nós, não é fácil. Porém, quanto mais estamos próximos d'Ele — quanto mais aderimos ao seu Evangelho, recebemos a sua graça nos Sacramentos, permanecemos na sua companhia na oração, o imitamos na humildade e na caridade —, mais experimentamos a beleza de tê-lo como Amigo, e percebemos que só Ele tem 'palavras de vida eterna'.”
Ao final, o Papa questiona como anda a nossa proximidade com Jesus e pedi a intercessão de Maria, “que acolheu Jesus, Palavra de Deus, na sua carne”, para nos ajudar a ouvi-lo.
“Então nos perguntamos: como Jesus está presente na minha vida? Quanto me deixo tocar e provocar com suas palavras? Posso dizer que também são para mim -'palavras de vida eterna? A você, irmão, irmã, eu pergunto: as palavras de Jesus são para você — também para mim — palavras de vida eterna?”
Nessa reflexão, durante o Angelus, o Papa Francisco nos convida a termos Jesus como Amigo, o quanto a proximidade com Ele, o amor ao próximo, a oração nos torna cada dia mais forte na fé e participantes da vida após a morte, pois somente ele tem ‘palavras de vida eterna’.
:.Confira na íntegra o Angelus deste domingo!
Fonte: Vatican News
A palavra de Deus é o escudo contra as flechas da tentação
Entenda por que o Batismo é o primeiro passo para vencer o mal e como a Palavra de Deus nos protege das tentações, a exemplo de Jesus no deserto.
Domingo com o Senhor: no deserto, Jesus nos ensina a vencer
No novo quadro do A12, "Domingo com o Senhor", Pe. Guilherme Viana conduz a reflexão sobre as tentações de Jesus e a força da Palavra no deserto.
Mistérios da Fé: entenda a Quaresma e seus símbolos
Conheça os principais símbolos da Quaresma: cinzas, cor roxa, deserto, cruz, jejum, esmola e oração e aprofunde seu caminho de conversão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.