Neste domingo (15), durante a alocução que precede a tradicional oração do Angelus, Papa Francisco refletiu com os fiéis presentes na Praça São Pedro sobre o Evangelho de Marcos, destacando a necessidade de conhecer Jesus verdadeiramente, cultivar uma relação pessoal e uma fé de praticada, não somente teórica.
O pontífice lembra que, no Evangelho do dia, Jesus pergunta a seus discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?”, e Pedro respondeu afirmando que Jesus é o Cristo, uma resposta correta, mas de compreensão limitada e humana, pois logo em seguida, ao escutar Jesus falando sobre o seu sofrimento e morte, Pedro o questionou e não concordou com o que ouviu.
Jesus conhecia Pedro, sabia da bondade em seu coração e também sabia que era preciso ensiná-lo a conhecer sua fé de forma profunda e verdadeira.
O santo padre explicou aos fiéis presentes que conhecer Jesus não se resume a ter informações teóricas sobre Ele, rezar, recitar orações, saber quem Ele é ou contar os fatos sobre sua vida, é preciso ter um encontro com Ele, deixar-se ser transformado.
"Na realidade, para conhecer o Senhor, não basta saber algo sobre Ele, é preciso segui-lo, deixar-se tocar e mudar pelo Seu Evangelho. Trata-se de ter com Ele uma relação, um encontro que transforma a vida".
E completou, refletindo sobre a verdadeira transformação e conversão:
"Eu posso conhecer muitas coisas sobre Jesus, mas se não O encontrei, ainda não sei quem é Jesus. É necessário esse encontro que muda a vida: muda o modo de ser, muda o modo de pensar, muda as relações que você tem com os irmãos, a disposição para acolher e perdoar, muda as escolhas que você faz na vida. Tudo muda se você realmente conheceu Jesus! Tudo muda".
Papa Francisco ainda alertou sobre a fé rasa de muitas pessoas, a fé que não se aprofunda, não sai de casa, não serve a Deus e nem aos irmãos. Ele nos lembra que é preciso reconhecer Jesus em todas as pessoas, e ser um cristão, na prática, pois desta maneira permitimos ir ao encontro Dele, nos permitimos nos incomodar pelo Evangelho e nos encontrar verdadeiramente com Ele.
Em seguida, convidou os fiéis a uma importante reflexão:
"Eu me deixo incomodar? Eu me questiono sobre quem é Jesus para mim e qual é o lugar que Ele ocupa na minha vida? Que nossa mãe Maria, que conhecia bem Jesus, nos ajude com essa pergunta".
Fonte: Vatican News
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.