No Angelus deste domingo (02), Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco explicou, aos fiéis presentes na Praça São Pedro e espalhados pelo mundo, o significado de ser profeta. Leia MaisAprenda sobre a vinda de Jesus com o anúncio de 5 profetas!Missão do cristão batizado: ser sacerdote, profeta e rei
De acordo com o Santo Padre há pessoas que imaginam o profeta como um mágico que pode ver o futuro, mas essa é uma compreensão supersticiosa.
"O cristão não acredita em superstições, como magia, cartas, horóscopos ou coisas semelhantes. Mas, a propósito, muitos, muitos cristãos procuram quem lê as palmas das mãos! Por favor! Outros retratam o profeta apenas como um personagem do passado, que existiu antes de Cristo para preanunciar sua vinda", disse o Papa Francisco.
O Santo Padre afirmou que se o próprio Jesus falou acerca da necessidade de acolhimento aos profetas (Mt 10,41), isso significa que eles existem.
“Profeta, irmãos e irmãs, é cada um de nós: de fato, com o Batismo, todos nós recebemos o dom e a missão da profecia. Profeta é aquele que, em virtude do Batismo, ajuda os outros a ler o presente sob a ação do Espírito Santo.
É muito importante ler o presente não como uma crônica, mas lê-lo como iluminado e sob a ação do Espírito Santo que ajuda a compreender os projetos de Deus e a corresponder a eles. Em outras palavras, o profeta é aquele que indica aos outros Jesus, que dá testemunho dele, que ajuda a viver o hoje e a construir o amanhã de acordo com os seus desígnios. Portanto, todos nós somos profetas, testemunhas de Jesus para que a força do Evangelho resplandeça na vida cotidiana, familiar e social”.

Para o Papa, "o profeta é um sinal vivo que indica Deus aos outros, o profeta é um reflexo da luz de Cristo no caminho dos irmãos. Assim, podemos nos perguntar, cada um de nós: eu, que fui "eleito profeta" no Batismo, falo e, sobretudo, vivo como testemunha de Jesus? Levo um pouco de sua luz na vida de alguém? Eu me verifico quanto a isso? Eu me pergunto como está meu testemunho, como está minha profecia?"
No final do Angelus, o Santo Padre rezou:
"Que Maria, Rainha dos Profetas, nos ajude a ver e acolher o bem que o Espírito semeou nos outros"
Assista na íntegra:
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.