Santo Padre

Angelus: "Todos nós somos profetas e testemunhas de Jesus”

"Eu me pergunto como está meu testemunho, como está minha profecia?", reflete o Papa Francisco

Escrito por Redação A12

02 JUL 2023 - 11H20 (Atualizada em 07 AGO 2023 - 15H46)

Shutterstock/ChuDashka

No Angelus deste domingo (02), Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco explicou, aos fiéis presentes na Praça São Pedro e espalhados pelo mundo, o significado de ser profeta. Leia Mais5 profetas que anunciaram a vinda de JesusMissão do cristão batizado: ser sacerdote, profeta e rei

De acordo com o Santo Padre há pessoas que imaginam o profeta como um mágico que pode ver o futuro, mas essa é uma compreensão supersticiosa.

"O cristão não acredita em superstições, como magia, cartas, horóscopos ou coisas semelhantes. Mas, a propósito, muitos, muitos cristãos procuram quem lê as palmas das mãos! Por favor! Outros retratam o profeta apenas como um personagem do passado, que existiu antes de Cristo para preanunciar sua vinda", disse o Papa Francisco.

O Santo Padre afirmou que se o próprio Jesus falou acerca da necessidade de acolhimento aos profetas (Mt 10,41), isso significa que eles existem.

Profeta, irmãos e irmãs, é cada um de nós: de fato, com o Batismo, todos nós recebemos o dom e a missão da profecia. Profeta é aquele que, em virtude do Batismo, ajuda os outros a ler o presente sob a ação do Espírito Santo.

É muito importante ler o presente não como uma crônica, mas lê-lo como iluminado e sob a ação do Espírito Santo que ajuda a compreender os projetos de Deus e a corresponder a eles. Em outras palavras, o profeta é aquele que indica aos outros Jesus, que dá testemunho dele, que ajuda a viver o hoje e a construir o amanhã de acordo com os seus desígnios. Portanto, todos nós somos profetas, testemunhas de Jesus para que a força do Evangelho resplandeça na vida cotidiana, familiar e social”.

Vatican Media
Vatican Media


Para o Papa, "o profeta é um sinal vivo que indica Deus aos outros, o profeta é um reflexo da luz de Cristo no caminho dos irmãos. Assim, podemos nos perguntar, cada um de nós: eu, que fui "eleito profeta" no Batismo, falo e, sobretudo, vivo como testemunha de Jesus? Levo um pouco de sua luz na vida de alguém? Eu me verifico quanto a isso? Eu me pergunto como está meu testemunho, como está minha profecia?"

No final do Angelus, o Santo Padre rezou:

"Que Maria, Rainha dos Profetas, nos ajude a ver e acolher o bem que o Espírito semeou nos outros"

Assista na íntegra:



Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...