Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa Leão XIV cumprimenta Dom Orlando após Audiência Geral

Após a catequese do Santo Padre na Praça São Pedro nesta quarta-feira (10), Dom Orlando Brandes foi recepcionado junto a outros Bispos por Leão XIV.

Escrito por Beatriz Nery

10 DEZ 2025 - 08H20 (Atualizada em 10 DEZ 2025 - 09H22)

Vatican Media

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, foi um dos Bispos a serem cumprimentados pelo Papa Leão XIV ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (10).

Pela primeira vez aconteceu o registro desse momento de abraço fraterno do pastor à frente da Arquidiocese de Aparecida, em que o Santuário Nacional faz parte, com o bispo de Roma, registrado pela repórter Camila Morais, da TV Aparecida.

Dom Orlando Brandes ainda se encontrará em uma audiência privada com o Santo Padre marcada para o próximo sábado (13) em comemoração aos 20 anos da TV Aparecida junto aos missionários redentoristasPe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional de Aparecida e Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., diretor de arte e pastoral da TV Aparecida.

Camila Morais/TV Aparecida Camila Morais/TV Aparecida

A morte como passagem: Papa fala de esperança eterna

Na Audiência Geral, o Papa Leão XIV reforçou que a morte faz parte da caminhada humana e deve ser vista com esperançaO Santo Padre explicou que esse mistério acompanha toda a humanidade. Logo no início, destacou: “O mistério da morte sempre suscitou questões profundas nos seres humanos”.

Para ele, a morte provoca um paradoxo que toca a todos. Por um lado, faz parte da natureza. Por outro, desafia o desejo de permanecer:

“É natural porque todo o ser vivo na Terra morre. É antinatural porque o desejo de vida e de eternidade […] faz-nos ver a morte como uma condenação, como um ‘contrassenso’.”

Medo de encarar o fim

O Papa chamou atenção para o comportamento humano diante desse tema. Muitos evitam a reflexão e até o contato com os cemitérios. Segundo ele, isso cria um vazio espiritual e afasta a verdade sobre nossa condição.

A consciência da própria finitude também entrou na catequese. O Pontífice lembrou que apenas os seres humanos sabem da realidade da morte. E isso mexe com cada um: “Encontramo-nos conscientes e, ao mesmo tempo, impotentes.”

O que realmente importa

O Papa citou Santo Afonso Maria de Ligório para recordar o valor de pensar sobre o fim da vida. Essa meditação ajuda a focar no essencial. Assim, essa prática purifica o coração e orienta as escolhas: “Orar para compreender o que é benéfico para o Reino dos Céus […] é o segredo para viver autenticamente”.

Pontífice também alertou sobre ilusões modernas que tentam oferecer formas de imortalidade. Falou dos riscos presentes em algumas correntes, como o transumanismo. E questionou esse ideal: a ciência teria condições de garantir felicidade num modelo de vida sem morte?

A Ressurreição ilumina tudo

O centro da catequese foi a esperança cristã. O Papa afirmou: “O acontecimento da Ressurreição de Cristo revela-nos que a morte não se opõe à vida, mas é parte integrante dela como passagem para a vida eterna”.

Ao comentar o Evangelho de São Lucas (Lc 23,54), lembrou o silêncio do Sábado Santo, que prepara o triunfo da Páscoa. Esse momento, segundo ele, aponta para a luz definitiva: “Só este acontecimento é capaz de iluminar plenamente o mistério da morte”.

A catequese terminou com a recordação do Papa de que Jesus já abriu o caminho para a humanidade

O Ressuscitado precedeu-nos na grande provação da morte, emergindo vitorioso graças ao poder do Amor divino”.

Ele concluiu lembrando que Cristo reserva a cada pessoa um destino eterno, um lugar de repouso e plenitude, onde não existe mais dor, sombra ou contradição.

add_box  Oração para se fortalecer diante da morte

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...