No último sábado (9), a Audiência Geral do Papa Francisco teve como tema os símbolos natalinos, já que o pontífice recebeu as delegações que ofereceram o presépio e árvore de Natal deste ano, na Sala Paulo VI.
Neste ano o presépio foi doado pela província de Rieti, a intenção era reviver o clima natalino de 1223, pois 800 anos atrás São Francisco esteve na região de regresso da Terra Santa e quis representar o cenário da Natividade. Para ele as grutas de Greccio recordavam a paisagem de Belém e foi então que os frades e habitantes da região realizaram um presépio vivo. Foi assim que nasceu a tradição que perdura até hoje. Leia MaisPapa: se fizermos silêncio e oração, entenderemos o que o Senhor nos dizPapa Francisco anuncia a Primeira Jornada Mundial das Crianças
O Papa ao ver o presépio refletiu a imagem do menino Jesus e relacionou com as crianças que vivem em meio a guerra na Terra Santa.
“Este ano, portanto, na Praça São Pedro pensaremos em Greccio, que por sua vez nos evoca Belém. E enquanto contemplamos Jesus, Deus feito homem, pequeno, pobre, inerme, não podemos não pensar no drama que estão vivendo os habitantes da Terra Santa, manifestando a esses nossos irmãos e irmãs, especialmente às crianças e a seus pais, a nossa proximidade e o nosso sustento espiritual. São eles que pagam o preço da guerra”.
Francisco destaca que esta época do ano, quando devemos nos preparar para o Natal, deveríamos também nos sentir tocados com o nascimento do menino Jesus e resgatarmos o silêncio da oração em nosso dia a dia.
“Silêncio para poder ouvir o que Jesus nos diz a partir daquela ‘cátedra’ singular, a manjedoura. Oração para expressar a maravilha, a ternura e talvez as lágrimas que a cena da Natividade suscita em nós. E em tudo isso Maria é o modelo: ela não diz nada, mas contempla e adora”.
É necessário o silêncio da oração e a ação fraterna para que o possamos vivenciar o verdadeiro sentido do Natal.
Ao refletir sobre a árvore de Natal, que veio no norte da Itália, papa também lembrou sobre a importância do cuidado com a Casa Comum.
“Também esta é uma escolha que nos faz refletir, evidenciando a importância do cuidado com a nossa casa-comum: os pequenos gestos são essenciais na conversão ecológica, gestos de respeito e gratidão pelos dons de Deus.”
O Papa concluiu sua saudação com um agradecimento às duas delegações e também aos funcionários do Vaticano que montaram o presépio e a árvore de Natal.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.