O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (12), no Vaticano, os participantes dos Capítulos Gerais das Irmãs Missionárias Dominicanas de São Sisto, das Irmãs da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs da Apresentação de Maria e dos sacerdotes da Sociedade das Divinas Vocações, comumente conhecidos como Padres Vocacionistas.
Com eles, o Santo Padre refletiu sobre três aspectos existenciais e apostólicas da vida religiosa, que celebraremos na Semana Vocacional: discernimento, formação e caridade. Para o Pontífice, o discernimento faz parte da vida, tanto nos momentos solenes das grandes escolhas quanto nos momentos cotidianos das pequenas decisões.
“É um trabalho fadigoso, de ouvir o Senhor, a si mesmo e aos outros; é também um tempo fadigoso de oração, de meditação, de espera paciente e, depois, de coragem e sacrifício, para tornar concreto e operacional o que Deus, sem nunca impor Sua vontade sobre nós, sugere ao nosso coração. Ao mesmo tempo, porém, é também uma grande experiência de felicidade, porque tomar uma boa decisão, uma decisão acertada dá alegria”.
A seguir, o Papa refletiu sobre o segundo aspecto: a formação. Segundo Francisco, a vida religiosa é um percurso de crescimento na santidade que abraça toda a existência e no qual o Senhor molda constantemente o coração daqueles que escolheu. Nesse sentido, Francisco recomendou a todos a assiduidade na oração, mas aquela oração que é uma relação com o Senhor, pessoal, que escuta, que espera.
“A sua missão é, hoje, decididamente profética, num contexto social e cultural marcado pela circulação vertiginosa e contínua de informações, mas, por outro lado, dramaticamente pobre nas relações humanas. Há uma necessidade urgente no nosso tempo, de educadores que saibam tornar-se com amor companheiros e companheiras de viagem das pessoas que lhes são confiadas”.
Por fim, o último aspecto dito pelo Santo Padre: a caridade.
“Por favor, não descartem as pessoas, não selecionem as pessoas com critérios mundanos: quão importantes elas são, quanto dinheiro elas têm… esses critérios mundanos estão fora. Não descartem, mas acolham, abracem a todos, amem a todos. Esta cultura que vem do individualismo e da fragmentação, infelizmente domina nossos tempos”.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Oração de São Camilo de Léllis: padroeiro dos enfermos
Celebramos em 14 de julho a memória do padroeiro dos enfermos: São Camilo de Léllis. Conheça a vida deste santo e reze com fé a sua oração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.