Neste domingo (14), o Papa Leão XIV rezou a tradicional oração do Angelus para os fiéis presentes na Praça São Pedro e refletiu sobre a Festa da Exaltação da Santa Cruz.
O Santo Padre iniciou sua reflexão explicando que a Igreja Católica celebra a Exaltação da Santa Cruz, neste domingo, data em que, segundo a tradição, Santa Helena “encontra o madeiro da Cruz, em Jerusalém, no século IV”.
Ao continuar sua explicação, Leão XIV mencionou que a festa litúrgica também lembra a devolução da relíquia da Cruz “à Cidade Santa, por obra do Imperador Heráclio”.
O Papa refletiu sobre o Evangelho do dia e aprofundou o significado do sacrifício extremo de Cristo. Destacou que Nicodemos, que era um chefe judeu, encontra Jesus à noite e “precisa de luz, de orientação: procura Deus e pede ajuda ao Mestre de Nazaré, porque reconhece n'Ele um profeta”.
“O Senhor o acolhe, o escuta e, no final, revela-lhe que o Filho do homem deve ser elevado, ‘afim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna’”.
Na sequência de sua reflexão, lembrou-se do episódio do Antigo Testamento que narra os israelitas no deserto atacados por serpentes venenosas, que se salvaram “olhando para a serpente de bronze que Moisés, obedecendo à ordem de Deus, tinha feito e colocado sobre uma haste”.
E enfatizou que Deus: “amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”.
“Deus salvou-nos revelando-se a nós, oferecendo-se como nosso companheiro, mestre, médico, amigo, até se tornar para nós Pão partido na Eucaristia. E para realizar esta obra, serviu-se de um dos instrumentos de morte mais cruéis que o homem já inventou: a Cruz”, refletiu o pontífice.
Ao final, reafirmou a importância de celebrar a Exaltação da Santa Cruz, concluindo que esta celebração significa fazer memória do “amor imenso com que Deus abraçou a Cruz para nossa salvação”.
Papa Leão, então, finalizou sua reflexão pedindo a intercessão de Maria para que “em nós se enraíze e cresça o amor de Cristo, que salva, e que também nós saibamos nos doar uns aos outros, como Ele se doou totalmente a todos”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.