Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Em seu aniversário, Papa reza o Angelus e exalta a Santa Cruz

Escrito por Redação A12

14 SET 2025 - 09H40 (Atualizada em 15 SET 2025 - 09H24)

Vatican Media / Reprodução

Neste domingo (14), o Papa Leão XIV rezou a tradicional oração do Angelus para os fiéis presentes na Praça São Pedro e refletiu sobre a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

O Santo Padre iniciou sua reflexão explicando que a Igreja Católica celebra a Exaltação da Santa Cruz, neste domingo, data em que, segundo a tradição, Santa Helena “encontra o madeiro da Cruz, em Jerusalém, no século IV”.

Ao continuar sua explicação, Leão XIV mencionou que a festa litúrgica também lembra a devolução da relíquia da Cruz “à Cidade Santa, por obra do Imperador Heráclio”.

O Papa refletiu sobre o Evangelho do dia e aprofundou o significado do sacrifício extremo de Cristo. Destacou que Nicodemos, que era um chefe judeu, encontra Jesus à noite e “precisa de luz, de orientação: procura Deus e pede ajuda ao Mestre de Nazaré, porque reconhece n'Ele um profeta”.

“O Senhor o acolhe, o escuta e, no final, revela-lhe que o Filho do homem deve ser elevado, ‘afim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna’”.

Na sequência de sua reflexão, lembrou-se do episódio do Antigo Testamento que narra os israelitas no deserto atacados por serpentes venenosas, que se salvaram “olhando para a serpente de bronze que Moisés, obedecendo à ordem de Deus, tinha feito e colocado sobre uma haste”.

E enfatizou que Deus: “amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”.

Deus salvou-nos revelando-se a nós, oferecendo-se como nosso companheiro, mestre, médico, amigo, até se tornar para nós Pão partido na Eucaristia. E para realizar esta obra, serviu-se de um dos instrumentos de morte mais cruéis que o homem já inventou: a Cruz”, refletiu o pontífice.

Ao final, reafirmou a importância de celebrar a Exaltação da Santa Cruz, concluindo que esta celebração significa fazer memória do “amor imenso com que Deus abraçou a Cruz para nossa salvação”.

Papa Leão, então, finalizou sua reflexão pedindo a intercessão de Maria para que “em nós se enraíze e cresça o amor de Cristo, que salva, e que também nós saibamos nos doar uns aos outros, como Ele se doou totalmente a todos”.

:: Acompanhe aqui as notícias do Santo Padre

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...