O funeral do Papa Emérito Bento XVI despertou muitas dúvidas e curiosidades para os leigos, já que esta é uma celebração que entrará para a história da Igreja Católica, já que era um papa emérito e a cadeira do Papa não está vacante. Leia MaisEm testamento, Bento XVI aconselha a permanecermos firmes na fé
Um dos pontos que será destacado é a missa fúnebre presidida pelo Papa Francisco que deve começar às 9h30, horário local e 5h30, horário de Brasília. Francisco deve realizar sua homilia na missa, que será concelebrada por cerca de 120 cardeais, 400 bispos e quase 4.000 padres.
Ao final da celebração, Papa Francisco pronunciará “A Comenda Final e o Adeus” em latim:
"Gracioso Pai, encomendamos à tua misericórdia o Papa Emérito Bento, a quem fizeste sucessor de Pedro e pastor da Igreja, um pregador destemido da tua palavra e fiel ministro dos mistérios divinos".
O coro deve cantar, também em latim:
"Que os anjos vos conduzam ao Paraíso; que os mártires venham e vos acolham e vos levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém".
O corpo de Bento XVI será colocado em um caixão feito de madeira cipreste, junto com itens de vários papas, moedas e medalhas que foram utilizadas durante seu pontificado.
O Papa emérito utiliza paramentos simbolizando seu papel como papa e bispo, e junto dele será colocado um tubo de chumbo com uma escritura em latim listando com pontos de destaque em seu pontificado.
O caixão do cipreste será fechado na presença de alguns assessores próximos, como o arcebispo Georg Ganswein, secretário de Bento XVI, e outros funcionários do mosteiro onde viveu depois de renunciar ao papado em 2013.
Os responsáveis por carregar o caixão de cipreste de volta à basílica para um serviço privado no qual ele será selado e envolto em fitas. Em seguida, ele será colocado em um segundo caixão, feito de zinco que será soldado. E por fim, será colocado em um terceiro caixão de madeira maior.
Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos, simples e no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011. O sepultamento será um serviço privado.
Fonte: G1
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.