O Papa Francisco seguiu com o ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo na Audiência Geral desta quarta-feira (12), refletindo sua importância na direção que nos leva a Cristo, nossa esperança.
Centrada na obra do Espírito Santo quanto à Sua revelação, o Santo Padre afirmou que as Sagradas Escrituras são testemunhos inspirados por Deus e que o Espírito as torna inspiradoras à medida que, como diz o Evangelho, “abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras” após a Páscoa.
“Pode acontecer, de fato, que uma determinada passagem da Escritura, que lemos muitas vezes sem nenhuma emoção especial, um dia a lemos num clima de fé e de oração, e então esse texto de repente se ilumina, nos fala, derrama luz sobre um problema que estamos vivendo, deixa clara a vontade de Deus para nós numa determinada situação.”
Para isso, o Pontífice pede que sempre interpretemos de modo correto os textos bíblicos. Além disso, uma forma de ler espiritualmente a Palavra de Deus é através da Lectio Divina e ter um 'evangelho de bolso'.
“E isso é muito importante: todos os dias tire um tempo para ouvir. Se tiver muito tempo: medite, leia uma passagem da Escritura. Por isso, recomendo: tenha sempre um Evangelho de bolso, leve-o na bolsa, no bolso. Assim, quando você estiver na rua ou quando estiver um pouco livre, pegue-o e leia. Isso é muito importante para a vida. Pegue um Evangelho de bolso e o leia uma, duas vezes ou mais durante o dia.”
E esse comportamento também se estende às celebrações eucarísticas, em que a homilia deve ajudar a transferir a Palavra de Deus do livro para a vida.
O Papa, então, orienta:
“A homilia deve ser curta: uma imagem, um pensamento e um sentimento. A homilia não deve durar mais de oito minutos, porque depois desse tempo, a atenção se perde e as pessoas dormem, e têm razão. Uma homilia deve ser assim. Digo isso aos sacerdotes que falam muito e não se entende do que estão falando. Uma homilia curta: um pensamento, um sentimento e uma ação, como fazer. Não mais que oito minutos. Porque a homilia deve ajudar a transferir a Palavra de Deus do livro para a vida.”
:: Homilia para os jovens: breve, clara e afetuosa
Fonte: Vatican News
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.