Família oração (Shutterstock/Por SewCream)
Shutterstock/Por SewCream
Santo Padre

Reveja intenções de oração do Papa do ano de 2020

Escrito por Redação A12

02 JAN 2020 - 13H18 (Atualizada em 06 JAN 2021 - 09H22)

Janeiro

Promover a paz num mundo dividido e fragmentado: este é o convite que o Papa Francisco faz a todos na intenção de oração para o mês de janeiro.

No tradicional “O Vídeo do Papa”, o Pontífice se dirige não só aos católicos, mas aos fiéis de outras religiões e pessoas de boa vontade tendo em vista a reconciliação e a fraternidade.

.:: Ouça abaixo -  Ir. Diego Joaquim, jornalista e missionário redentorista, reflete sobre intenções do Santo Padre para janeiro


Fevereiro

Frequentemente, os migrantes são vítimas do tráfico de pessoasEntre outras causas, isto acontece pela corrupção daqueles que estão dispostos a fazer qualquer coisa para enriquecer.

O dinheiro dos seus negócios sujos e dos seus delitos é dinheiro manchado de sangue. Não estou exagerando: é dinheiro manchado de sangue.

Rezemos para que o clamor dos irmãos migrantes vítimas do tráfico criminoso de pessoas seja escutado e considerado.

.:: Ouça abaixo, reflexão sobre as intenções do Papa para Fevereiro 


Março

Na mensagem para Março, o Papa Francisco pede que a comunidade católica na China “persevere na fidelidade ao Evangelho e cresça em unidade”. Esse é o terceiro “Vídeo do Papa” deste ano, promovido pela Rede Mundial de Oração, com intenções para se rezar. Uma oportunidade para também procurar se conhecer melhor a realidade da Igreja no país, a sua história, situação política e religiosa.

.:: Ouça abaixo uma reflexão do missionário redentorista, Ir. Diego Joaquim, para intenções de orações do Papa para este mês de março


Abril

Em “O Vídeo do Papa” de abril, Francisco alerta para os vícios que afetam a sociedade e pede para rezarmos para que as pessoas sejam libertadas do sofrimento que as dependências causam.

Ouça abaixo uma reflexão do missionário redentorista Ir. Diego Joaquim:


Maio

No vídeo deste mês, o Papa pede que rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja.

"Os diáconos não são sacerdotes de segunda categoria. Formam parte do clero e vivem sua vocação em família e com a família. Estão dedicados ao serviço dos pobres, que levam em si mesmos o rosto de Cristo sofredorSão os guardiões do serviço na Igreja", afirmou o pontífice.

▶ ▶  Ouça abaixo uma reflexão do missionário redentorista Ir. Diego Joaquim:


Junho

A Intenção de oração do Papa neste mês de junho compartilha uma intenção marcada pela compaixão e pela ternura: o Pontífice pede para rezar por todos os que sofrem dificuldades, para que encontrem caminhos de vida no Coração de Jesus.

Enquanto a pandemia ainda assola muitas partes do mundo, o Santo Padre não esquece aqueles que passam por todos os tipos de dificuldades e lembra que existe um caminho que ajuda a todos: “um caminho cheio de compaixão que transforma a vida das pessoas . e as aproxima do Coração de Cristo, que nos acolhe a todos na revolução da ternura”.

.:: Ouça abaixo uma reflexão sobre o tema:


Julho

“Para que as famílias no mundo de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho”: por esta intenção, o Papa Francisco pede a oração dos fiéis neste mês de julho.

No vídeo que acompanha a intenção, o Santo Padre destaca os tempos difíceis que as famílias estão enfrentando hoje, marcados pelo estresse de um mundo em crise.

.:: Ouça aqui uma reflexão sobre o tema


Agosto

No vídeo de intenção de oração para o mês de agosto, o Papa Francisco pede que rezemos por todas as pessoas que trabalham e vivem do mar. Uma preocupação do Pontífice que também denuncia a difícil situação dessas pessoas: do abandono em portos distantes e do trabalho forçado até a pesca industrial e a poluição.

Nos últimos nove anos, particularmente vulneráveis à exploração e ao abuso, 745 trabalhadores do mar morreram e quase 9 mil ficaram feridos num dos serviços mais perigosos do mundo.


Setembro

Francisco, no vídeo de intenção de oração para o mês de setembro, faz um apelo ao cuidado da Criação “hoje, não amanhã. Hoje!” E com responsabilidade”.

Enquanto pede oração para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa, denuncia o enriquecimento de países e empresas com a exploração de dons naturais, gerando uma dívida ecológica: quem pagará essa dívida?

Outubro


Em “O Vídeo do Papa” de outubro, mês missionário, o Papa Francisco faz um apelo à promoção de uma maior integração dos fiéis leigos, especialmente das mulheres, nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

Como todo mês, a intenção é acompanhada de um vídeo preparado pela Rede Mundial de Oração do Papa. Nesta ocasião, o vídeo foi produzido em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e conta com a participação de altas funcionárias do Vaticano e jornalistas do Vatican News.

Novembro

No vídeo de intenção de oração para o mês de novembro, Francisco traz a preocupação de que a robótica e a inteligência artificial possam aumentar as desigualdades, interrompendo um “progresso real” da humanidade. Por isso, o Papa pede que rezemos para que os avanços tecnológicos, assim como tornam um mundo melhor para se viver, estejam “vinculados ao bem comum" e orientados para “o respeito pela dignidade” das pessoas. Enfim, “rezar para que o progresso seja sempre humano”.

Dezembro

O coração da missão da Igreja é a oração. Por isso o Santo Padre pede neste mês de dezembro que todos rezem nesta intenção. "A oração é a chave para podermos entrar em diálogo com o Pai. Cada vez que lemos uma pequena passagem do Evangelho escutamos Jesus que nos fala. Conversamos com Jesus. Escutamos Jesus e respondemos. E isto é a oração", diz.

O Papa orienta também que rezando, mudamos a realidadeE mudamos nossos corações. "O nosso coração muda quando reza. Podemos fazer muitas coisas, mas sem oração não funciona. Rezemos para que nossa relação com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração. Em silêncio, cada um reze com o coração".

'O Vídeo do Papa' é uma iniciativa global: é publicado em 14 idiomas - os últimos adicionados foram vietnamita, polonês, suaíli e kinyarwanda - e, em 2019, suas edições mensais foram vistas por mais de 12 milhões de pessoas nas redes sociais.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.