Na manhã desta quinta-feira (09), o Papa Leão XIV celebrou sua primeira Santa Missa com os cardeais na Capela Sistina.
O Santo Padre iniciou a homilia com uma saudação em inglês, citando o Salmo: “Cantarei um cântico novo ao Senhor, porque ele fez maravilhas”.
Em seguida, dirigiu-se aos cardeais:
“E, de fato, não apenas comigo, mas com todos nós [...] O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo [...] para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho.”
Em sua homilia, refletiu sobre a declaração de Pedro a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” e afirmou que essa é a fé que a Igreja preserva há dois mil anos. Citou o Concílio Vaticano II, destacando que Jesus se revela com simplicidade e oferece um modelo de santidade acessível a todos.
Sobre sua missão, disse:
“[...] de modo que esta [Igreja] seja sempre mais cidade colocada sobre o monte [...], farol que ilumina as noites do mundo [...] pela santidade dos seus membros.”
Ao comentar a pergunta de Jesus: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”, o Papa alertou sobre interpretações que reduzem Jesus a um simples homem ou líder carismático, mesmo entre os batizados.
“Também hoje, não são poucos os contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo [...] preferem-se outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer.”
De acordo com o Santo Padre, nesses ambientes difíceis, o testemunho da fé se torna ainda mais necessário, diante das crises de sentido, dignidade e família.
Antes de concluir, citou Santo Inácio de Antioquia:
«Então serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo».
E acrescentou:
“Que Deus me dê esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja.”
add_box Superior Geral Redentorista celebra a escolha do Papa Leão XIV
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.