A tradicional Audiência Geral do Papa Francisco aconteceu nesta quarta-feira (20), na Sala Paulo VI, no Vaticano, sendo dedicada à preparação para o Natal.
Em sua reflexão, Francisco falou sobre diversas realidades, mas que se voltam a um pedido especial do Pontífice: a paz mundial.
O Papa expressou pesar pela Terra Santa e pela “martirizada” Ucrânia, em guerra desde fevereiro de 2022, preocupação com as crianças vítimas da guerra, e também manifestou proximidade com as famílias que sofrem com o terremoto no nordeste da China e com a explosão em Conacri, na Guiné.
O Santo Padre, sempre que pode, relembra que os únicos que ganham com as guerras são os fabricantes de armas.
“Não nos esqueçamos das pessoas e dos povos que sofrem o mal da guerra. As guerras são sempre uma derrota, não nos esqueçamos disso. Uma derrota”, disse.
O olhar de Francisco voltou-se então para a China, onde na última segunda-feira (18), um violento terremoto de magnitude 6,2 atingiu as cidades chinesas de Gansu e Quinghai, no nordeste do país.
O número de mortos continua aumentando, já são quase 200 pessoas mortas e cerca de 500 feridas. Francisco disse estar “próximo com afeto e oração” das populações que estão sofrendo.
“Encorajo os serviços de socorro e invoco sobre todos a bênção do Todo-Poderoso para que possa trazer conforto e alívio para a dor”, pediu.
Com igual preocupação, Francisco expressou sua proximidade às famílias dos mortos e feridos na explosão ocorrida em Conacri, capital da Guiné, onde oito pessoas morreram e 84 ficaram feridas na madrugada de segunda-feira, quando o principal terminal de petróleo da África Ocidental explodiu.
O Pontífice, ao fazer memória das “crianças vítimas da guerra”, convidou os fiéis a fazerem uma oração neste Natal diante do presépio, e completou: “Peçamos a Jesus pela paz, Ele é o príncipe da paz”.
.:: Assista ao webdocumentário exclusivo do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...